top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Mesa sobre romances históricos na BDB Cultural

Atualizado: 23 de nov. de 2022


  • Ficcionalização da história nacional é tema de conversa com os escritores Chiara Ciodarot e Aguinaldo Tadeu


FOTO: Aguinaldo Tadeu - Acervo pessoal

Encerrando a agenda do mês de novembro, no dia 30, a BDB Cultural realiza mais um bate-papo com foco na história do Brasil, desta vez pensando os contatos entre a história e a narrativa ficcional. A iniciativa recebe em formato híbrido, com um convidado presencialmente no auditório da BDB (507/506 Sul) e um participando on-line, dois escritores que se dedicam a esta forma de aproximar a história do público: Chiara Ciodarot e Aguinaldo Tadeu.


Chiara é autora de “Tempos de liberdade”, que fala da participação de três mulheres que desempenharam papéis ativos na luta pela independência do Brasil: Maria Leopoldina, Maria Felipa e Maria Quitéria, usando tanto os documentos históricos como a imaginação para narrar a história.


Já Aguinaldo Tadeu vai na outra ponta do período imperial do Brasil em seus trabalhos. “A mulher que proclamou a República” mostra um lado irônico, amargurado, apaixonado e explosivo de Deodoro da Fonseca, com o marechal em confissões imaginárias, mas com base na realidade histórica, de sua vida de desamores e decepções.


FOTO: Chiara Ciodarot - Acervo pessoal


Ambos autores, portanto, conhecem bem os meios de dosar história e literatura para criar um belo livro e compartilharão estas experiências com o público da BDB Cultural. “Quero falar sobre o que a gente pode preencher que vai além dos documentos, das histórias, mas também pensar nas escolhas de cada autor no quanto ele vai se fiar nos dados oficiais, falando não só da minha experiência como na de outros autores”, diz Chiara.


“É importante também falar da pouca inserção do romance histórico, da ficcionalização no Brasil. É difícil ter gente que se dedica só a este gênero no nosso país. O nível de pesquisa, o cuidado, a dificuldade que tem de criar uma obra dessa, quero abordar tudo. Poucas vezes se pensa na dificuldade que é dosar um romance histórico para que o livro não fique um livro de história”, complementa a autora.


“Conhecer a história do país é fundamental para a formação de uma consciência, mas muitas vezes os livros de história estão muito distantes do público. Mas o escritor, ao trazer estes embasamentos históricos, usar os documentos e os contextos, é importante para aproximar o próprio público da história da nação. É muito importante contar de forma acessível os meios que chegamos até aqui para a compreensão de todos”, conclui Aguinaldo.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

Chiara Ciodarot é escritora, poeta e editora. Formada em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-Rio).

Aguinaldo Tadeu é formado em História, com pós-graduação em Marketing. Também é autor de sete livros com diversos estilos, como contos, romance, literatura infantil e poesias.

Serviço:

BDB Cultural – Novembro de 2022

Mesa híbrida com um convidado presencial e um on-line sobre romances históricos terá os escritores Chiara Ciodarot e Aguinaldo Tadeu.

30/11, quarta-feira, 19h30- Em formato híbrido no auditório da BDB Cultural e com exibição ao vivo no Youtube da iniciativa.

Outras informações:

Instagram - @bdb.cultural

36 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page