top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Mesa sobre livros para meninas abre colóquio de literatura na BDB Cultural

Atualizado: 4 de mar. de 2023


  • Encontro entre escritoras e especialistas vai tratar da formação de crianças para se perceberem como agentes de mudança do mundo


FOTOS: Ana Beatriz Cabral (esq.), Luciane Mustafá (centro) e Elaine Elesbão (dir, foto dupla) - Acervo pessoal

O Dia Internacional da Mulher será celebrado na BDB Cultural entre livros. Na abertura da programação do mês de março, no dia 07, terça-feira, a iniciativa realizará o I Colóquio Mulheres, Letras e Sociedade. O evento terá três mesas e a primeira delas é “O desafio de escrever para meninas”.


Nela, a BDB Cultural recebe a professora Ana Beatriz Cabral e a escritora Elaine Elesbão com a mediação da escritora Luciane Mustafá. Ana Beatriz Cabral afirma que pretende apresentar um panorama da produção que trata a menina como personagem principal. “Pretendo fazer uma abordagem histórica, mostrando como a literatura infanto-juvenil costuma tratar essa personagem, a construção dos estereótipos femininos e também na escolha do público-alvo como o de garotas e especialmente em como os autores tratam de evitar valores já antiquados quando se trata das meninas”, afirma ela.


Já a autora Elaine Elesbão tratará justamente dessa experiência do autor em primeira pessoa, já que ela se dedica à literatura pensada especialmente para o público feminino. A escritora Luciane Mustafá, responsável pela mediação, afirmou estar “extremamente feliz em poder discutir isso com o grupo e também com os interessados que comparecerem ao evento”. No ano passado, Luciane foi vencedora do “International Latino Book Awards” com o livro “Uma Vitória Interrompida: O Início de Tudo” na categoria young adult, voltada para leitores mais jovens.


“Acredito muito no poder da literatura para inspirar mudanças nas pessoas, na nossa sociedade, e não há forma de mudar mais a sociedade do que indo na formação de nossas crianças. A literatura pode fazer as meninas se perceberem como agentes de mudança do mundo ao nosso redor”, diz Luciane.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre as convidadas

Ana Beatriz Cabral nasceu em Piracicaba (SP). Veio para Brasília em 1978. Diplomada em Letras, com Mestrado em Literatura e Doutorado em Educação. Foi professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo Federal. Escreve desde sempre, mas somente a partir de 2011 passou a ter seus contos e poemas publicados. Premiada no Concurso Literário Nacional de 50 anos da ANE - Associação Nacional dos Escritores, na categoria Conto. Participou de várias coletâneas, tanto no gênero poesia como em prosa, contos curtos, além de ter textos acadêmicos na área de educação. Possui um livro de poemas publicado, Tocata e Fuga, de 2017 e está lançando o primeiro livro de contos, O Bicho.


Elaine Elesbão é neurodivergente, carioca de nascimento e brasiliense de coração. É formada em Administração, possui especialização em Orçamento Público, MBA em Administração Financeira e, atualmente, cursa pós graduação em Neurociência e Física da Consciência. É Auditora de Controle Interno há quase 29 anos. Leitora voraz desde a infância resolveu declarar o seu amor também à escrita.  É autora da trilogia A Escalada de Eva, de Risco Calculado e dos contos: Doce Loucura, Efeito Reverso – o conto, A Promessa das Horas e Aquele Pecado de Ontem.


Luciane Mustafá nasceu em Goiânia-GO e mora em Brasília-DF desde 2008. É Licenciada em Música e Bacharel em Musicoterapia pela EMAC-UFG, com especialização em Gestão de Pessoas pela UGF-RJ. É membro da atual diretoria do Sindescritores - Sindicato dos escritores do DF -, da AJEB-DF - Associação de Escritoras e Jornalistas - , e do IBPA - Independent Book Publishers Association. Ganhou OURO no 24º International Latino Book Awards, 2022, com o romance para jovem adulto "Uma Vitória Interrompida, o início de tudo". Sua coletânea de contos “Jovens & Sábias”, 2021, recebeu MENÇÃO HONROSA no 24º International Latino Book Awards (ILBA). Ganhou 2º LUGAR com a crônica “Dama Literária-Folhetim Imperial”, Prêmio Antologia 200 Anos de Independência, 3ª Ed, SECDC/SECULT/MTur-2022, além de atuar como jurada em diversos concursos. Luciane escreve desde sempre e possui contos, crônicas e poemas publicados em várias antologias e publicou seu primeiro romance "O Despertar de uma Sinfonia", em 2015. Como escritora, Luciane utiliza a literatura, por meio de histórias emocionantes e personagens envolventes, para instigar os leitores a reflexões íntimas, ainda que sem pretensão aparente.

Serviço:

BDB Cultural – Março de 2023

I Colóquio Mulheres, Letras e Sociedade: “O desafio de escrever para meninas” com Ana Beatriz Cabral e Elaine Elesbão. Mediação: Luciane Mustafá.

07/03, terça-feira, 15h30- Auditório da BDB Cultural (506/507 Sul)

Outras informações:

Instagram - @bdb.cultural

47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page