top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Mesa fala dos jornais como idealizadores da Independência

Atualizado: 26 de out. de 2022


  • Bate-papo deste mês em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil recebe os professores José Theodoro Menck e Bernardo Felipe Estellita Lins


FOTO: José Theodoro Menck - acervo pessoal


No dia 27, quinta-feira, às 19h30, a BDB Cultural convida seu público a voltar no tempo dois séculos e ver como nasceu o movimento que permitiu que o Brasil hoje seja uma nação soberana. A comemoração dos 200 anos do processo de Independência, que já motivou dez palestras ao longo do ano na iniciativa, desta vez se dedica ao papel da imprensa no processo de separação do Brasil do sistema colonial.


O bate-papo contará com a participação do mestre e doutor em história pela UnB José Theodoro Menck e com o diretor da Biblioteca e Editor de Publicações do Instituto Histórico e Geográfico do DF, Bernardo Felipe Estellita Lins.

O debate será realizado presencialmente, no Auditório da BDB (506/507 Sul), com entrada gratuita. Nesta edição da conversa, eles vão falar de como os jornais que começaram a circular no Brasil nas décadas anteriores à Independência foram fundamentais para sua consolidação.


“A principal realização da imprensa foi a de difundir os valores do iluminismo europeu no Brasil. À exemplo do Correio Braziliense de Hipólito da Costa, os jornais começaram a trazer ao país análises críticas e criaram uma doutrinação em relação a conceitos liberais como democracia, importância do parlamento e da separação dos poderes que até então não eram conhecidas aqui. Especialmente no ano anterior à Independência vemos surgir jornais no Pará, na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro, todos repercutindo e popularizando opiniões de independência por todo o território nacional que foram fundamentais para manter a unidade nacional depois da separação, por exemplo”, adianta Menck. A mediação é do coordenador de literatura da iniciativa, Victor Tagore Alegria.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

José Theodoro Menck possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em História pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2001). Foi consultor legislativo na Câmara dos Deputados.


Bernardo Felipe Estellita Lins é diretor da Biblioteca e Editor de Publicações do Instituto Histórico e Geográfico do DF e é consultor legislativo na Câmara dos Deputados. Tem graduação em engenharia civil (UnB, 1981). Pós-graduação lato sensu em análise de sistemas (Etuc, 1982) e mestrado em economia (UnB, 2003).



Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2022

Mesa presencial em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil dedicada ao papel da imprensa neste evento histórico com a participação do doutor em história pela UnB José Theodoro Menck e o mestre em economia Bernardo Felipe Estellita Lins.


27/10, quinta-feira, 19h30- Presencialmente no auditório da BDB Cultural e com transmissão ao vivo no Youtube da iniciativa.

Outras informações:

Instagram - @bdb.cultural

75 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page