top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Mesa fala do papel do pai da imprensa no Brasil na Independência


  • Bate-papo na véspera da comemoração ao bicentenário da independência se dedicará à vida e obra de Hipólito da Costa


FOTO: Retrato de Hipólito da Costa feito por Domenico Failutti - Acervo do Museu Paulista da USP

Neste mês, o Brasil celebra o bicentenário de sua independência. A comemoração dos 200 anos do processo que marcou o nascimento de nosso país começará na BDB Cultural na véspera ao feriado e tratará de jogar luz em uma figura fundamental do movimento independentista que poucas vezes tem seu papel reconhecido: o jornalista Hipólito da Costa, considerado o pai da imprensa no Brasil.


O debate sobre a vida e obra de Hipólito e de sua relação com a independência contará com a participação do jornalista e escritor Adirson Vasconcelos e do mestre e doutor em história pela UnB José Theodoro Menck.


Este bate-papo dá prosseguimento a uma série de mesas que ao longo dos últimos meses tratou do tema da Independência do Brasil na BDB Cultural, mas esta será a primeira vez que tal evento será realizado presencialmente, no Auditório da BDB (506/507 Sul), no dia 06, às 19h30.


Nesta edição da conversa, a dupla de especialistas debate, com a mediação do curador de literatura da BDB Cultural, Victor Tagore Alegria, como o jornal criado por Hipólito da Costa, o Correio Braziliense (1808-1822), foi o veículo de mídia em que não só se propagandearam as ideias de independência, como também se colocou em discussão filosófica como deveria se formar a política pública daquela nação que acabava de nascer a partir do rompimento com Portugal.


Desde abril, o bicentenário já foi abordado em bate-papos que falaram sobre o papel de Leopoldina, de José de Bonifácio, entre outros diferentes pontos de vista em mesas na programação da inciativa. Você pode conferir mais sobre as edições anteriores neste link: https://www.bdbcultural.com.br/post/mesa-tra%C3%A7a-conex%C3%B5es-entre-a-independ%C3%AAncia-e-a-hist%C3%B3ria-do-s%C3%A9culo-19-no-brasil

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

Adirson Vasconcelos Advogado é jornalista e escritor. Nascido no Ceará, é radicado em Brasília. É formado em administração e história. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, ele é autor de quase 30 livros sobre a capital federal, incluindo enciclopédias e tratados ensaísticos, Adirson atuou por décadas no jornal Correio Braziliense.

José Theodoro Menck possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em História pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2001). Foi consultor legislativo na Câmara dos Deputados.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2022

Mesa presencial em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil dedicada ao papel do jornalista Hipólito da Costa neste evento histórico. Com a participação do jornalista e escritor Adirson Vasconcelos e do doutor em história pela UnB José Theodoro Menck.

06/09, terça-feira, 19h30- Presencialmente no auditório da BDB Cultural e com transmissão ao vivo no Youtube da iniciativa.

Outras informações:

Instagram - @bdb.cultural

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page