top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Mesa ensina jovens a jogar RPG

Atualizado: 16 de jan. de 2023

• Programação de janeiro começa no dia 18, às 19h30, com mesa para jovens a partir dos 16 anos exercitarem a imaginação

FOTO: Juliano Batalha - Acervo pessoal


Populares nos anos 1980 e 1990, os jogos de RPG estão de volta à moda. Nestes jogos o público é convidado a se imaginar no papel de um personagem, que é exatamente o que a sigla RPG significa em inglês, e realizar ações para superar aventuras e desenvolver as capacidades deste personagem. Ao contrário dos jogos eletrônicos, porém, estes poderes impressionantes e cenários paradisíacos estão apenas na imaginação de quem joga.


Pensando em apresentar este universo a seus frequentadores e também em propor uma programação interessante para os jovens que estão em casa durante as férias escolares de janeiro, a BDB Cultural realiza como primeira atividade do ano de 2023 a mesa "O mundo mágico do RPG com dicas". A conversa terá lugar no dia 18, às 19h30, no auditório da Biblioteca Demonstrativa (506/507 Sul) e será também uma oportunidade para o público presente jogar e por em prática o que aprender.


Ministrada por Juliano Batalha, ex-proprietário de uma loja de jogos de tabuleiro e amante deste tipo de jogos, a mesa contará com a mediação de Gustavo Cordeiro. "Vou fazer uma breve explicação sobre o que é RPG e como compor um grupo de interessados para jogar. Depois, já vamos partir para a ação com o jogo Vampiro: a máscara, um clássico do gênero e que eu jogo já há muitos anos", adianta o convidado.

Chave para a imaginação

Juliano Batalha começou a jogar jogos de RPG aos 14 anos e defende que essa escolha foi fundamental para a formação de sua personalidade. "Minha jornada no mundo nerd começou com os jogos de RPG e também devo meu interesse a estudar inglês, a me interessar por livros e histórias, a partir deste contato. Eu queria ter ferramentas para criar minhas aventuras, desenvolver a criatividade e para isso eu precisava conhecer boas histórias", sustenta ele.


O jogo que Batalha apresentará ao público que comparecer à atividade, Vampiro: a máscara, foi criado em 1991 e é colaborativo, todos precisam jogar juntos para resolver o problema apresentado. Cada jogador pode escolher um clã de vampiros para fazer parte e estes personagens têm habilidades específicas para ajudar a resolver o conflito principal. "No meu entender, estes jogos são muito democráticos, tudo que é necessário ter para participar é imaginação", conclui Juliano.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural foi criada em um termo de colaboração com o Ministério da Cultura, então Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Juliano Batalha

Juliano Batalha é publicitário, designer gráfico, ilustrador, nerd convicto e um ávido consumidor de histórias. Já foi proprietário de uma loja de jogos lúdicos no Distrito Federal (Taverna Game Store), onde promovia a divulgação e promoção de jogos analógicos (jogos de tabuleiro, cartas e RPG).

Serviço:

BDB Cultural – Janeiro de 2023

Mesa presencial “O mundo mágico do RPG e dicas” com Juliano Batalha. Classificação indicativa 16 anos. Mediação Gustavo Cordeiro.

18/01, quarta-feira, 19h30- Auditório da BDB Cultural (506/507 Sul)

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Instagram - @bdb.cultural


31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page