top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Mesa discute a atualidade feminina em colóquio de literatura na BDB Cultural


  • Encontro entre escritoras e especialistas vai tratar da forma com que a sociedade é retrata e também molda a produção literária de mulheres no Brasil


FOTO: Marina Orli - Acervo pessoal

O Dia Internacional da Mulher será celebrado na BDB Cultural entre livros. Na abertura da programação do mês de março, no dia 07, terça-feira, a iniciativa realizará o I Colóquio Mulheres, Letras e Sociedade. O evento terá três mesas e a segunda delas é “As mulheres e a literatura contemporânea”.


No debate, as jovens escritoras Sarah Schmorantz e Marina Orli conversam, com a mediação da professora Lorena Moura, sobre a rotina produtiva de uma escritora no Brasil e como elas se relacionam com a sociedade ao redor. A ideia da mesa é entender como a vida contemporânea influencia a produção e também como ela passa para as páginas.


FOTO: Sarah Schmorantz - Acervo pessoal

“Minha literatura não é dirigida apenas para mulheres. É importante que homens leiam meus livros também para compreender a natureza feminina e também as sequelas deixadas pelo seu machismo”, diz Sarah. “Minhas protagonistas são exemplos de luta, que batalham contra o sistema em que na verdade estamos todos imersos”, completa ela.


“Minha ideia é propor que as escritoras convidadas falem também de sua ficção. De suas próprias experiências na criação de personagens femininas. Falem como trabalham com elas. Como elas são. Que universo transitam, o que pensam e sentem”, sinaliza Lorena Moura.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre as convidadas

Marina Orli é formada em jornalismo, com passagem pelo mercado editorial, e trabalha com produção de conteúdo. Também é autora de ficção e textos pela internet nas horas vagas, sob a identidade de Marina Orli.

Lorena Moura é musicista, ficcionista e crítica literária.

Sarah Schmorantz, escritora gaúcha, 27 anos, apaixonada por literatura desde criança. Escrevo desde os 10 anos, colecionando diários e fazendo poesias. Minha primeira publicação foi em uma antologia realizada por alunos do colégio no qual estudava. Meu primeiro romance publicado foi “O Mundo por Francine B”, em 2017, quando tinha 21 anos, no ano seguinte lancei a obra “Espelho”, e tempos mais tarde, resgatei um romance da gaveta que foi escrito aos meus 16 anos “Céu de Gris”, que passou por uma série de revisões e alterações para ser finalmente publicado em 2020, quando já tinha 24 anos. Minha última publicação foi O Sopro da Brenha, uma pegada mais sobrenatural/suspense, em que fala sobre bruxas numa mistura de ficção com fatos históricos. Resido em Brasília, onde construí minha jornada literária.

Serviço:

BDB Cultural – Março de 2023

I Colóquio Mulheres, Letras e Sociedade: “As mulheres e a literatura contemporânea” com Sarah Schmorantz e Marina Orli, Mediação: Lorena Moura.


07/03, terça-feira, 17h15- Auditório da BDB Cultural (506/507 Sul)

Outras informações:

Instagram - @bdb.cultural

30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page