Buscar
  • BDB Cultural

Mesa debate limites e futuros do mercado de quadrinhos na BDB Cultural

Atualizado: Mai 24


  • Iniciativa reúne fantástico dupla de criadores nacionais para debate sobre o mercado no Brasil e o futuro dos quadrinhos, no dia 30, às 17h


FOTO: Gian Danton - Divulgação


Conhecida como a nona arte, a indústria dos quadrinhos tem conquistado nos últimos anos um entendimento do público geral de que não são só super-heróis e crianças que povoam seu universo. Os quadrinhos se apresentam em formatos e temáticas infinitas, especialmente com uma democratização da produção e distribuição ao longo dos últimos anos. Para falar desse amplo cenário atual e ensaiar algumas perspectivas de futuro, a BDB Cultural realiza uma mesa de debates em homenagem aos quadrinhos recebendo especialistas no assunto: Gian Danton e Alexandre Lobão, no dia 30 às 17h.


A parceria de Gian Danton e Alexandre Lobão não vem de hoje: a dupla, ao lado de Leonardo Santana, criou A bíblia do roteiro para quadrinhos (2020), um dos mais completos manuais sobre o assunto no Brasil. No debate, eles falam sobre a diversificação do mercado nacional, especialmente com um enxame de lançamentos independentes, e sobre como será ler quadrinhos no futuro.



Visões sobre o futuro das HQs

FOTO: Alexandre Lobão - Beto Nociti/Divulgação


“As novas tecnologias permitiram alternativas que vão além das grandes editoras. Boa parte do mercado hoje em dia vive de venda direta ao consumidor, voltadas a públicos muito exclusivos, e é importante falar da grande presença de quadrinistas no Catarse e dos grandes divulgadores do quadrinho nacional, que hoje são canais especializados no Youtube. Claro que é difícil pensar um futuro em meio a tantas mudanças, mas ele sem dúvida vai continuar sendo mais democrático. Na tecnologia, há um monte de iniciativas. A Marvel, por exemplo, criou quadrinhos de realidade aumentada, com trilha sonora e movimento, mas isso ainda é uma parte pequena. Mas certamente os quadrinhos eletrônicos devem ganhar mais espaço, até pela queda nos custos que eles representam. Mas claro, acho que o papel não vai acabar, assim como não acabou para o livro. Os suportes convivem, ainda mais nos quadrinhos que estão repletos de edições de luxo, encadernações específicas. É como o cinema: hoje em dia ninguém mais vai lá ver jornais, mas seguimos vendo os filmes que nos instigam”, afirma Alexandre Lobão.

Gian Danton, porém, diverge em relação a esse promissor futuro do eletrônico. “A gente viu iniciativas de streaming de quadrinhos, novas plataformas, mas ainda não vi isso dar certo. Eu publico e-books há décadas e nunca ganhei dinheiro com isso, as pessoas tem dificuldade no Brasil em querer pagar, então não vejo o quadrinho digital como opção. Tem muita gente colecionando, surgindo edições luxuosas de quadrinhos e acho que este segue sendo o caminho mais rentável. O público usa a internet para comprar quadrinhos físicos, como bem se vê no sucesso que eles fazem na Amazon. Isso também impactou o quadrinho nacional, que tem tido mais espaço, muito em virtude do financiamento coletivo, que permitiu uma liberdade em relação às editoras e a pessoas sem vultuosas condições financeiras a criar trabalhos autorais e vender nas redes sociais”, conclui.


Esta atividade faz parte de uma programação especial da BDB Cultural que trouxe o tema dos quadrinhos para o centro do debate em maio. Além desse panorama ofertado pelo bate-papo, a iniciativa também ofertou um curso de escrita de roteiros para quadrinhos, a ser realizado entre os dias 24 e 25 deste mês com a quadrinista Verônica Saiki (saiba mais no link https://www.bdbcultural.com.br/post/oficina-de-quadrinhos-ensina-a-planejar-as-pr%C3%B3prias-hist%C3%B3rias).

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.


Sobre os convidados

Alexandre Lobão é autor de dois manuais que ajudam na formação de novos autores, “A bíblia do escritor” (2017) e “A bíblia do roteiro para quadrinhos” (2020). Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Brasília, o escritor tem mais de 20 livros publicados, com edições em Brasil, Portugal, Estados Unidos e China. Alexandre Lobão se dedica desde 2009 a oferecer orientações para escritores e roteiristas em seu blog e através de workshops de escrita de ficção, além de atuar como jurado em concursos literários e consultor para avaliação de livros e roteiros.


Gian Danton é o pseudônimo de Ivan Carlo Andrade de Oliveira, um escritor e roteirista brasileiro de histórias em quadrinhos, atuando no mercado desde 1989. É professor do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá e doutorando de Artes e Cultura Visual da FAV-UFG. No segmento de quadrinhos, publicou sátiras na revista MAD, participou da antologia MSP+50, em que 50 artistas brasileiros revisitavam o universo de Maurício de Sousa, publicando ao lado de JJ Marreiro uma história sobre o Astronauta. É autor de várias obras sobre a produção de quadrinhos como Ciência e quadrinhos (2005) e Watchmen e a teoria do caos (2014). Uma das suas últimas obras publicadas é Clássicos Revisitados (2018) em que mesclas a paródia e o cinema em obras curtas em parceria com três escritores.

Serviço:

BDB Cultural – Maio de 2021

Mesa de debates em homenagem aos quadrinhos recebe os roteiristas de quadrinistas Gian Danton e Alexandre Lobão.

30/05 - Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 17h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

31 visualizações0 comentário