top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Mesa celebra a importância da Biblioteca Nacional


  • A conversa, gravada presencialmente na Biblioteca Demonstrativa, será exibida no dia 30 nas redes sociais da BDB Cultural



FOTO: Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva (dir) e Luiz Carlos Ramiro (esq) - Lucas Rezende / BDB Cultural


Você sabia que a maior biblioteca da América Latina fica no Brasil? Lá estão guardados documentos históricos e cópias de todas as obras literárias publicadas no país: trata-se da Biblioteca Nacional (BN), fundada em 1810. O presidente anterior e o atual presidente da instituição celebram o papel histórico da BN. Esses 212 anos da biblioteca serão comemorados por eles juntos em um bate-papo nas redes sociais da BDB Cultural.


O debate contará com a participação de Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, Secretário Nacional da Economia Criativa, que foi ex-presidente da instituição; e de Luiz Carlos Ramiro Júnior, o atual Presidente da Fundação Biblioteca Nacional. A mediação fica por conta de Victor Tagore Alegria, curador de Literatura da BDB Cultural. A conversa, gravada presencialmente nas dependências da Biblioteca Demonstrativa do Brasil, será exibida no dia 30, segunda-feira, às 21h, nas redes sociais da iniciativa.


FOTO: Tagore Alegria (mediador), Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva (e Luiz Carlos Ramiro - Lucas Rezende / BDB Cultural


“Há um legado da Biblioteca Nacional como guardiã de documentos históricos do Brasil, inclusive originais que foram fundamentais para o processo de independência do país. Ela guarda os registros de todas as obras escritas publicadas no Brasil, um arquivo que nós nos preocupamos muito em manter seguro, acessível e cooperando para cobrir de informações as bibliotecas de todo o país”, afirma o presidente da BN, Luiz Carlos Ramiro Júnior.


“Pensando no processo de independência do Brasil, que estamos celebrando os dois séculos deste marco histórico agora, a Biblioteca Nacional já tinha um acervo tão importante há 200 anos que 15% da indenização que o Brasil pagou por sua independência a Portugal foi para comprar os documentos que ali estavam. Desde então, este acervo só tem crescido e a sociedade precisa abraçar essa instituição, conhecer mais, visitá-la e conhecer a importância deste edifício histórico”, conclui o secretário Rafael Nogueira.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva é Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural. É formado em filosofia e em direito e é pós-graduado em educação. É palestrante e conferencista e criou o método dos Ciclos de Estudos Clássicos que visa a formar leitores habituais e estudiosos profundos.

Luiz Carlos Ramiro Júnior é Presidente da Fundação Biblioteca Nacional. É graduado em Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) e Direito (UFF). Mestre e Doutor em Ciência Política (IESP-UERJ) e professor universitário em diversas instituições como a UFF e a UFRJ.

Serviço:

BDB Cultural – Junho de 2022

Mesa temática sobre a Biblioteca Nacional, comemorando os 212 anos da instituição com a presença do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Luiz Carlos Ramiro Jr., e do Secretário Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural do Ministério do Turismo, Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva.

30/06, quinta-feira, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

24 visualizações0 comentário
bottom of page