top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Maristela Papa e William Reis contam histórias na BDB Cultural


  • Releitura feita por eles do clássico da Dona Baratinha será exibida nas redes sociais da iniciativa no próximo dia 20



FOTO: Maristela Papa e William Reis - Lucas Rezende/BDB Cultural

A BDB Cultural recebe neste domingo, dia 20, às 17h, uma contação de histórias feita por Maristela Papa e William Reis. Juntos na vida e nos palcos — com mais de duas décadas de contação — eles retornam às redes sociais da BDB Cultural exatamente um ano depois de sua primeira apresentação na iniciativa e o fazem com o mesmo impulso: dar um giro criativo a clássicos das histórias infantis e resgatar cantigas populares tradicionais.

Na apresentação, o casal conta a história popular da Dona Baratinha, porém com versão alternativa para a trama em que a personagem principal da história, em vez de dedicar-se a tentar casar, descobre em si mesma o amor que buscava no outro. “Nessa história passamos por vários animais que vão representando nossa relação com o afeto e mostrando que há diferentes formas de se relacionar, que não é apenas um casamento duradouro que pode fazer alguém feliz, como acreditava a protagonista da história”, diz Maristela.


“As histórias são um momento de ouvir, de refletir, abre possibilidades de se autoconhecer, de resolver problemas. A gente só continua acreditando nas histórias e em seu poder, somos um casal que vive disso”, completa a contadora.


A apresentação traz também cantigas de roda que dão fluidez à história. “São músicas que passam entre as gerações, que são murmuradas, que ficam no nosso coração, mas que ao fim conectam muitas pessoas, até inconscientemente”, completa Reis.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os artistas

O casal brasiliense Maristela Papa, educadora, e William Reis, músico, conta histórias desde 1996. Eles são entusiastas da formação acadêmica de contadores de história e do respeito a essa categoria artística. O casal fundou a Associação Amigos das Histórias, uma referência neste setor, com mais de 60 contadores afiliados e que participou das negociações para criar a Semana Distrital do Contador de Histórias, aprovada em 2011 para o calendário oficial do DF. Eles também criaram uma pós-graduação na área, o curso “Arte de Contar Histórias”, que já teve edições presenciais em três Estados do Brasil e realizou no ano passado sua primeira edição totalmente on-line.

Serviço:

BDB Cultural – Fevereiro de 2022

Contação de histórias com Maristela Papa e William Reis.

20/02, domingo, a partir das 17h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

16 visualizações0 comentário
bottom of page