top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Marcos Bueno realiza mostra realista na BDB Cultural

Atualizado: 25 de mar. de 2022


  • Artista plástico apresenta exposição virtual “Cores de Março” na instituição e faz uma espécie de volta ao mundo em seus quadros


FOTO:Francisco Cunha - BDB Cultural/Divulgação


Uma paisagem em Nova York ao lado de uma jovem russa tomando um chá. Duas telas adiante, uma casa de campo e um cavalo correndo pelo prado. A exposição do artista Marcos Bueno na BDB Cultural parece uma volta ao mundo que reúne temáticas até contraditórias, mas tudo está reunido em uma linguagem artística: o realismo extremo de seus traços. O público poderá conhecer a mostra “Cores de Março” através de um vídeo que estreia digitalmente nas redes sociais da iniciativa no próximo dia 25, sexta-feira, às 21h.


“O que eu gosto de transmitir é beleza, sou fascinado pela beleza. Meu objetivo de trabalho é que mesmo que as pessoas olhem os meus quadros e não gostem do tema, do que está retratado, eles vejam beleza e percebam a homenagem que eu tento fazer com o realismo aos antigos grandes mestres da arte”, afirma o artista, citando como suas maiores influências movimentos artísticos históricos como o realismo e o iluminismo.


FOTO:Francisco Cunha - BDB Cultural/Divulgação


Embora já tenha feito incursões por outros estilos, hoje em dia os quadros de Marcos Bueno, um jovem artista goiano radicado em Brasília, usam diferentes materiais e técnicas para propor pinturas que brincam de se aproximar da fotografia. A exposição com nove pinturas parte de uma paisagem extremamente urbana como é a Times Square em Nova York para um campo de flores e animais arredios e foi intencionalmente organizada para ser esta volta ao mundo indo até o mais selvagem.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Marcos Bueno

Marcos Bueno nasceu em Silvânia (GO). Já foi classificado com altas notas em concursos de desenho e participou de feiras e exposições coletivas. Suas obras já foram expostas em países como Espanha, Itália, Benin, EUA e Republica Dominicana.

Serviço:

BDB Cultural – Março de 2022

Exposição “Cores de Março” do artista Marcos Bueno.

25/03, sexta-feira, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

20 visualizações0 comentário
bottom of page