Buscar
  • BDB Cultural

Março será o mês das mulheres e das bibliotecas na BDB Cultural

Atualizado: 21 de mar.


  • Destaque da agenda fica com as programações especiais em comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8, e ao Dia do Bibliotecário, 12

FOTO: Fachada da BDB - Gustavo Cordeiro - BDB Cultural/Divulgação A programação da BDB Cultural em março de 2022 conta sete eventos on-line para o público em uma agenda intensa de atividades pensada especialmente para homenagear duas datas fundamentais para este espaço de cultura: o Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8, e o Dia do Bibliotecário, comemorado no dia 12.

Para a agenda do Dia da Mulher, no próprio dia 8, a BDB Cultural recebe em suas redes sociais a presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no DF, Marcela Cammarota, para falar da relação das mulheres com a autoestima e a estética corporal de maneira franca e divertida, às 19h.


Nos dias anteriores e também subsequentes ao evento, ainda como celebração ao 08 de março, a iniciativa cultural irá repostar e reexibir palestras anteriores da série “Mulher Empoderada”, que mensalmente traz à programação da biblioteca mulheres de sucesso que contam suas vitoriosas trajetórias em bate-papos descontraídos que já receberam nomes como a historiadora Mary del Priore e a arquiteta Lia Siqueira em uma espécie de “nova chance de assistir”.


Entre os destaques do mês está também a homenagem que a programação fará ao Dia do Bibliotecário. Celebrado no dia 12, o evento será lembrado um dia antes, no dia 11, pela BDB Cultural com a exibição da conversa com o especialista espanhol Julio Alonso Arevalo com o professor Emir Suaiden, primeiro diretor da história da BDB, às 19h. Emir e Julio conversam nas redes sociais da iniciativa sobre a importância de ver as bibliotecas como “makerspaces”, ou seja, como espaços de promoção de soluções criativas e feitas pelo próprio usuário.


Também destacamos entre as atividades artísticas de março, além das datas essenciais do mês, a participação do Circo Artetude, comandado pelos Irmãos Saúde, na agenda do dia 13; dos contadores de história do Duo Flor de Cacau, no dia 20; uma exposição de artes plásticas, no dia 25, com obras do artista Marcos Bravo; entre outras.


Na parte formativa da programação, agenda do mês conta ainda com uma oficina gratuita pensada para ajudar os inscritos a atenderem bem ao público presencial que os procura. A oficina “Entender para atender” de Carol Negreiros será exibida entre os dias 21 e 24 exclusivamente para inscritos e com entrega de certificados.


Abaixo, publicamos o calendário resumido com cada uma das atividades preparadas para março. É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

No final de dezembro de 2021 foi assinado um termo aditivo que permite a continuidade do Termo de Colaboração que tornou possível o surgimento da iniciativa BDB Cultural entre o governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades são virtuais, gratuitas e serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. As informações de cada uma serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:


  • 08/03, 21h = “Mulher Empoderada” traz a cirurgiã Marcela Cammarota, presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Distrito Federal sobre a importância da autoestima das mulheres em todas as idades.

  • 11/03, 21h = Mesa Internacional com áudio original em espanhol e legendada em português, sobre os “Makerspaces em Bibliotecas”, ou seja, sobre as bibliotecas que estão se tornando espaços onde o usuário pode expressar sua criatividade. O evento conta com a presença de Julio Alonso Arevalo, professor da Universidade de Salamanca e especialista no assunto.

  • 13/03, 17h = Apresentação dos palhaços do Circo Artetude, os Irmãos Saúde.

  • 20/03, 17h = Contação de histórias com o Duo Flor de Cacau.

  • 25/03, 21h = Exposição com obras do artista plástico Marcos Bueno.

  • 27/03, 17h = “Cine BDB” exibe o filme “Dom Quixote”, de Péterson Paim

  • 28 a 31/03, 19h = Oficina “Entender para atender” orientação gratuita para fazer um atendimento de excelência!”. Com Carol Negreiros. Acesso exclusivo para inscritos.

30 visualizações0 comentário