Buscar
  • BDB Cultural

Maio em homenagem às mães e ao SNBP na BDB Cultural

Atualizado: há 6 dias


  • Agenda recebe eventos em comemoração ao Dia das Mães e uma finalista do Prêmio Jabuti na agenda

  • Alessandra Roscoe, Fábio Pedroza e Anna Doni estão entre os nomes convidados para a programação de maio


FOTO: Fachada da BDB - Gustavo Cordeiro - BDB Cultural A programação da BDB Cultural em maio de 2022 contará com sete eventos, todos on-line e transmitidos nas redes sociais da iniciativa, em uma programação intensa com homenagem em dose tripla às mães. Tendo em conta estes dois vieses para a agenda do mês, a programação já conta em sua abertura com uma apresentação especial do Dia das Mães, exibida no próprio dia 8 de maio. Nela, a contadora de histórias Alessandra Roscoe apresenta duas histórias curtas que se dirigem às mães e ao poder do amor materno.

A programação em homenagem às mães, porém, não fica restrita ao próprio dia. Seguindo em um show no dia 12 com a cantora Anna Doni revisitando clássicos de seu repertório em uma edição especial do Quinta Sonora e culminando na mesa do “Encontro de Mulheres”, prevista para o dia 19. O bate-papo será com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Ana Reis, e com a Secretária Nacional da Família, ambas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ângela Gandra.

Completando a programação e ainda atenta ao bicentenário da Independência do Brasil, a BDB Cultural recebe duas atividades. No dia 27 será exibido um curta documental do célebre diretor Nelson Pereira dos Santos nas redes sociais da iniciativa falando sobre o papel da imprensa na formação do movimento independentista.

No dia 30, por sua vez, a BDB Cultural dá lugar a uma mesa sobre a trajetória da imperatriz Maria Leopoldina na articulação deste movimento. A mesa contará com a presença de um time de pezo: Pedro Rezutti, historiador e biógrafo da imperatriz, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Biografia. Além do professor Bruno Cerqueira e  Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural

Finaliza a agenda do mês uma oficina de “Organização de Eventos” com Fábio Pedroza, especialista na área, que ocorre entre os dias 23 e 26. A participação, neste caso, necessita inscrições prévias.

Abaixo, publicamos o calendário resumido com cada uma das atividades preparadas para maio. É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate.

A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

No final de dezembro de 2021 foi assinado um termo aditivo que permite a continuidade do Termo de Colaboração que tornou possível o surgimento da iniciativa BDB Cultural entre o governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades são virtuais, gratuitas e serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. As informações de cada uma serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

08/05, 17h - Contação de história temática sobre o dia das Mães, com Alessandra Roscoe

12/05, 21h –Quinta Sonora com Anna Doni

19/05, 21h- “Encontro de Mulheres” com Ana Reis, Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, e Ângela Gandra, Secretária Nacional da Família, ambas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Mediação de Bruna Presmic.

23, 24, 25, 26/05, 19h - Oficina “Organização de Eventos” com Fábio Pedroza

27/05, 21h - “Cine BDB” exibe o documentário de curta-metragem, “Jornalismo e Independência”, de 1972. Dirigido por Nelson Pereira dos Santos

30/05, 21h - Mesa temática sobre Dona Leopoldina, alusiva aos 200 anos da independência do Brasil com o Prof. Bruno Cerqueira; e  Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural. Mediação de Victor Tagore Alegrial.


19 visualizações0 comentário