top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Magia do cordel e das brincadeiras ocupa o palco da BDB Cultural


  • Espetáculo “Exemplos de Bastião”, do Mamulengo Sem Fronteiras, será exibido nas redes sociais da iniciativa no próximo dia 23


FOTO: Mamulengo sem Fronteiras - Angel Luis/Divulgação


Tem romance, ação, aventura e muita comédia... A primeira atração de artes cênicas de 2022 a ocupar a programação da BDB Cultural bebe de muitas fontes da cultura tradicional popular nordestina para contar uma história que é indicada para pessoas entre “zero e 150 anos”, como brinca o grupo Mamulengo Sem Fronteiras no espetáculo “Exemplos de Bastião”, que será exibido nas redes sociais da BDB Cultural no dia 23, domingo, às 17h.


“Para o nosso grupo é sempre um grande prazer avivar estas manifestações culturais tão lindas do Brasil”, diz Walter Cedro, coordenador do Mamulengo sem Fronteiras. “Exemplos de Bastião” é baseado na literatura de cordel e no teatro de mamulengo e conta a história de Bastião, um palhaço de Folia de Reis que quer se casar com Rosinha Bole-Bole. Para isso, porém, ele vai se meter em grandes encrencas com o autoritário Capitão João Redondo e com bichos peçonhentos e fantásticos que tentam impedir a alegria do casal.


“Esse espetáculo ou brincadeira, como também chamamos, é muito importante para o grupo, por que foi um dos primeiros que produzimos. São mais de vinte anos levando essa maravilhosa brincadeira para todos os rincões de nosso país e também para outros países”, completa Walter.

Inspirado no teatro popular do Nordeste até em sua trilha sonora cheia de repentes originais, “Exemplos de Bastião” é “uma mistura de aventura, romance e muita diversão para todo o público presente”, resume o coordenador do grupo.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre o Mamulengo sem Fronteiras

A família Mamulengo Sem Fronteiras uniu-se para brincar mamulengo em 1996. Coordenado por Walter Cedro, o grupo recebeu a herança do teatro popular de bonecos das mãos de Chico Simões (Mamulengo Presepada), em Taguatinga (DF). São mais de 18 anos de pesquisa sobre a tradição das brincadeiras populares em interação a novas formas de fazer mamulengo. Hoje, o grupo compartilha experiências e estudos em apresentações, oficinas e festivais pelo Brasil e também no exterior, em países da Europa e América do Sul.

Serviço:

BDB Cultural – Janeiro de 2022

Apresentação de “Exemplos de Bastião”, espetáculo teatral de bonecos do Mamulengo sem Fronteiras.

23/01, domingo, a partir das 17h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

50 visualizações0 comentário
bottom of page