Buscar
  • BDB Cultural

“Lidar com o medo não é combatê-lo”, diz Mário Salomão


  • Terapeuta fala sobre as relações do medo como motor de crescimento em “Encontro Terapêutico” que será exibido nas redes sociais da BDB Cultural no dia 31


FOTO: Mário Salomão - Acervo pessoal


O senso comum nos diz que para lidar com um medo devemos enfrentá-lo até o limite. O terapeuta Mário Salomão, que há anos pesquisa a relação das pessoas com este sentimento, porém, propõe no “Encontro Terapêutico” que será exibido nas redes sociais da BDB Cultural no próximo dia 31 um caminho muito diferente deste: aceitar seus medos e aprender com eles pode ser muito mais produtivo para seu desenvolvimento pessoal.


“O medo é um sistema de defesa natural e necessário, sem ele não teríamos sobrevivido. É um instinto que acompanha a todos, o que não podemos é deixar que ele nos controle em âmbitos como relacionamentos interpessoais”, diz o autor de “A mecânica do medo”. Falar é fácil, mas saber entender quando o medo é ou não útil, se é ou não exagerado, é difícil, mas também para isso Mário Salomão tem dicas.


“Medo é algo que se aprende, ele tem um mecanismo de construção com base em punições possíveis. Se ele se constrói, ele também pode ser desmontado e um passo importante para isso é aceitar a sua presença, não lutar contra ele. O primeiro passo para qualquer terapia é que a gente pare de brigar com o que a gente é, acolher o que a gente não gosta em nós mesmos e entender o que aquela debilidade tem a ensinar. Com o medo não é diferente”, comenta.

No “Encontro Terapêutico” que encerra a programação de janeiro da BDB Cultural, o terapeuta promete dar mais dicas e alguns passo a passo simples para nos ajudar com essa dificuldade de relacionamento com o medo.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Mário Salomão

Mário Salomão é escritor, palestrante, terapeuta e coach. Atua como profissional na área do desenvolvimento humano desde 1983 por meio da neurociência aplicada, hipnoterapia, reprogramação mental, terapias quânticas e terapias convencionais. Com formação de nível nacional e internacional, além de dar consultorias, ministra cursos e palestras com uma metodologia simples, de fácil acesso e aplicação. Autor de doze livros com temas terapêuticos e motivacionais, tem como direcionamento o lema “Administração de conflitos, responsabilidade e liberdade”.

Serviço:

BDB Cultural – Janeiro de 2022

“Encontro Terapêutico” com o terapeuta Mario Salomão, sobre o medo como um degrau de crescimento.

31/01, segunda, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

79 visualizações0 comentário