Buscar
  • BDB Cultural

Junho terá o retorno de sucessos à agenda da BDB Cultural


  • Programação terá uma nova edição do aclamado curso de auxiliar de biblioteca, contação de histórias com Nyedja Gennari, entre outros



FOTO: Fachada da BDB - Gustavo Cordeiro - BDB Cultural

A programação da BDB Cultural em junho de 2022 contará com sete eventos, todos on-line e transmitidos nas redes sociais da iniciativa, em uma programação que terá sabor de “vale a pena ver de novo”. Dois dos maiores êxitos da agenda retornam para apresentar novas edições de seus trabalhos na programação: a contadora de histórias Nyedja Gennari e a especialista em biblioteconomia Cleide Soares.

A estreia da programação do mês já será com a recuperação de um destes destaques. No dia 12 de junho, quando a contadora de histórias Nyedja Gennari retorna para a programação. Ela que inaugurou a agenda da BDB Cultural contando as histórias de Brasília e da própria biblioteca e sempre atrai muita atenção nos canais oficiais da iniciativa retorna agora à agenda apresentando uma homenagem à abolição da escravatura no Brasil. Importante feito histórico lembrado em todo 13 de maio, a libertação será abordada com foco no público infantil, com a contação “O Amigo do Rei”, um livro da premiada escritora Ruth Rocha.

O segundo evento que marca um retorno à programação da BDB Cultural é a reedição do curso de auxiliar de biblioteca. A mais exitosa atividade formativa realizada pela iniciativa, com distribuição de mais de mil certificados, terá uma edição revisada com Cleide Soares, professora responsável pela condução do curso original. As aulas serão remotas entre os dias 20, 21, 22, 27 e 28 e as inscrições para o evento devem abrir em breve.

Entre os destaques do mês está também uma apresentação do “Quinta Sonora” com o multi-instrumentista e cantor Valerinho Xavier, um especialista em choro que trás esse estilo musical marcadamente brasiliense para a agenda da BDB Cultural no dia 09. Já no dia 16, a iniciativa recebe uma nova edição do “Encontro de mulheres” com um bate-papo com Ana Reis, Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

No dia 24 haverá uma nova edição do “Cine BDB” desta vez exibido o curta documental “Poética Popular” sobre o fenômeno da literatura oral brasileira, especialmente a de cordel. Abaixo, publicamos o calendário resumido com cada uma das atividades preparadas para junho.

Completando a programação com outro retorno, no dia 29 a agenda volta a receber o Encontro Terapêutico, programação focada no bem-estar do público e que foi um sucesso de visualizações nas redes sociais da BDB Cultural no ano passado. Desta vez, o evento recebe a psicóloga Christiane Contreras para tratar da relação das mulheres com a psicossomática, ou seja, o ramo multidisciplinar da saúde que estuda os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre o organismo.

Já no dia 30 será a vez de uma mesa temática sobre a Biblioteca Nacional, comemorando os 212 anos da instituição com a presença do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Luiz Carlos Ramiro Jr., e do Secretário Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural do Ministério do Turismo, Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva.

É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate.

A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

No final de dezembro de 2021 foi assinado um termo aditivo que permite a continuidade do Termo de Colaboração que tornou possível o surgimento da iniciativa BDB Cultural entre o governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades são virtuais, gratuitas e serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. As informações de cada uma serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:


  • 09/06, 21h - Quinta Sonora com Valerinho Xavier, filho e sobrinho de músicos fundadores do Clube do Choro de Brasília.

  • 12/06, 17h - Contação de história temática sobre a libertação dos escravos com Nyedja Gennari. Ela contará a história “O Amigo do Rei”, livro da premiada escritora Ruth Rocha.

  • 16/06, 21h- Encontro de Mulheres com um bate-papo com Ana Reis, Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

  • 20, 21, 22, 27 e 28/06, das 19h às 21h - Cleide Soares comandará a “Oficina formativa de auxiliares de biblioteca” na BDB Cultural. Cleide é bibliotecária, gestora cultural, cientista da informação e documentação, consultora na área de gestão, pesquisa e políticas culturais.

  • 24/06, 21h - “Cine BDB” com o filme “Poética Popular” (1970) sobre o fenômeno da literatura oral brasileira com estudo sobre a literatura de cordel e a cantoria popular. Diretor: Ipojuca Pontes.

  • 29/06, 21h - Encontro Terapêutico com Christiane Contreras para falar sobre “A psicossomática e as mulheres”.

  • 30/06, 21h - Mesa temática sobre a Biblioteca Nacional, comemorando os 212 anos da instituição com a presença do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Luiz Carlos Ramiro Jr., e do Secretário Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural do Ministério do Turismo, Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo