Buscar
  • BDB Cultural

Julho terá atividades presenciais na agenda da BDB Cultural

Atualizado: 19 de jul.


  • Programação terá oficina de restauração de livros, um curta com roteiro de Lucio Costa e exposição de Anoushe Duarte na reabertura



FOTO: Saguão principal da Biblioteca Demonstrativa do Brasil - Lucas Rezende/BDB Cultural

A programação da BDB Cultural em julho de 2022 contará com nove eventos, a novidade, porém, é de que parte deles será realizado com público presencial na sede da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB) em Brasília. Será a primeira vez, desde a retomada das atividades em janeiro de 2021, que o público geral poderá conhecer parte do espaço da biblioteca e participar das atividades artísticas da BDB Cultural in loco.

Para os que estão longe do DF, não há com o que se preocupar: todos os eventos seguirão contando com sua transmissão on-line também nas redes sociais da iniciativa. Nesta retomada da presença do público dentro do edifício, o acesso será de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, com uma série de serviços disponíveis incluindo salas de estudo e consultas bibliográficas — mais detalhes da abertura em texto à parte disponível no blog da programação: https://www.bdbcultural.com.br/blog

Destaques da programação

A estreia da programação do mês já será no modelo presencial com uma exposição de 10 quadros de Anoushe Duarte. A mostra “Mundo Ingênuo” abre no dia 04 de julho, junto com a própria estrutura da BDB. A exposição evoca a criatividade infantil e, curiosamente, a artista convidada passou sua infância visitando a BDB. “A biblioteca fez parte da minha infância. Eu fui criada na 707, então esse local foi praticamente a minha segunda casa. Um espaço lúdico onde eu lia livros, estudava e confraternizava com outras crianças. Só tenho a agradecer a vocês”, revela Anoushe.

Um destaque estará nas programações da última semana de julho. O “Cine BDB” exibirá o curta “Aleijadinho” (1978) no dia 22. Além da importância de retomar a vida e obra do maior expoente do barroco no Brasil, o filme se destaca pelas presenças ilustres que compuseram seus bastidores: o roteiro foi feito com base em investigações do urbanista Lucio Costa, que era um grande especialista em arquitetura colonial, mas é mais conhecido por haver projetado o traçado urbano de Brasília. Além disso, o filme dirigido por Joaquim Pedro de Andrade ainda conta com a luxuosa narração do poeta Ferreira Gullar.

Também chama a atenção outra atividade da agenda da BDB Cultural para julho. No dia 21, às 19h, ocorrerá o “Biblioteca de Gentes”. O projeto, feito em parceria com o Instituto Fazer o Bem, colocará pessoas escolhidas pelo Instituto em mesas espalhadas pelo saguão da biblioteca para serem “lidas”, para contarem as suas fascinantes histórias de vida a quem se interessar em conversar com elas.

Agenda detalhada

A agenda segue no dia 12, às 16h: é a vez do contador de histórias Jorge Marinho, que já esteve na programação da BDB Cultural no ano passado, retornar à agenda neste novo modelo, apresentando no auditório e nas redes uma seleção de histórias curtas pensadas para o público infantil.

O terceiro evento da agenda é a apresentação de Marinho Lima, cantor e violonista com mais de 30 anos de carreira na música brasiliense. O show, parte do “Quinta sonora”, será apresentado no dia 14, às 12h30, aproveitando o horário do almoço, também em agenda digital e presencial. Sua apresentação retoma um repertório variado de canções populares brasileiras e de composições próprias e nela ele estará acompanhado pelo músico Marcio Bezerra (flauta e clarinete).

No dia 18, às 19h, apenas de maneira remota, a programação recebe mais uma edição do “Encontro de Mulheres", desta vez com Sandra Bacelar, mãe de uma criança autista que fala de sua experiência com a maternidade dentro do espectro; haverá ainda um “Encontro terapêutico” com a psicóloga Luiza Rosa, que irá debater a ansiedade e sua conexão com a vida moderna no dia 25 de julho, às 19h, no auditório da BDB e com transmissão nas redes da BDB Cultural.

Entre as atividades formativas, realizadas de maneira híbrida, com aula presencial e remota, estará uma oficina de conservação e reparos de livros antigos.

A BDB Cultural terá ainda uma reedição da “Oficina de Produção Cultural” com Fábio Pedroza. A atividade, já realizada em junho, terá uma nova edição realizada entre os dias 26 e 29, sempre a partir das 19h, e é gratuita, mas exclusiva aos inscritos na atividade. Nela o professor abordará como funcionam as leis de incentivo cultural em diferentes estados, mostrando como fazer inscrições de projetos de uma maneira mais genérica e orientando os alunos a fazer as necessárias diferenciações.

Encerrando a agenda do mês, no dia 29, haverá mais uma edição do “Encontro terapêutico”, desta vez on-line, às 16h, em que a psicóloga Christiane Contreras trabalhará sobre o tema “Psicossomática e mulheres”, ou seja, de como o ambiente pode afetar a saúde mental feminina.

É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate.

A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural foi criada em um termo de colaboração pelo governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades são transmitidas virtualmente, gratuitas e serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. Algumas atividades contarão com presença de público presencial, mas pode haver restrições ao acesso, por isso é sempre recomendável consultar os textos da agenda antes de se programar. As informações de cada uma das atividades serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

  • 04/07, 19h, presencial – Exposição BDB com Anoushe Duarte, “Mundo Ingênuo”.

  • 12/07, 16h, presencial - Contação de história com Jorge Marinho.

  • 14/07, 12h30, presencial - “Quinta Sonora” com Marinho Lima - cantor, compositor, músico violonista.

  • 18/07, 19h, - “Encontro de Mulheres” com Sandra Bacelar sobre “Maternidade e Autismo”.

  • 21/07, 19h, presencial - “Biblioteca de Gentes”, projeto do Instituto Fazer o Bem (pessoas escolhidas pelo Instituto estarão em mesas espalhadas pela biblioteca para serem “lidas”, para contarem as suas fascinantes histórias de vida).

  • 22/07, 12h, presencial - “Cine BDB” com o filme “O Aleijadinho", baseado em um texto de Lucio Costa e com narração de Ferreira Gullar. 35mm, cor, 22min, 1978.

  • 25/07, 19h, presencial - “Encontro Terapêutico” com a Dra. Luiza Rosa sobre o tema “Ansiedade”.

  • 26, 27, 28 e 29/07, 19h, on-line – “Oficina como desenvolver acervos" com Bruno Corsino. Exclusiva para inscritos.

  • 29/07, 16h, on-line - Encontro Terapêutico com Christiane Contreras para falar sobre “A psicossomática e as mulheres”. Exclusivamente on-line.

39 visualizações0 comentário