Buscar
  • BDB Cultural

Jorge Marinho retoma contações de história presenciais na BDB Cultural


  • Contador apresenta duas histórias que convidam o público infantil a intervir na trama



FOTO: Jorge Marinho, contador de histórias - Lucas Rezende/BDB Cultural


A BDB Cultural recebe na próxima terça-feira, no Auditório da BDB (506/507 Sul) o contador de histórias Jorge Marinho. Sucesso da programação on-line da iniciativa, ele é o convidado para estrear a agenda presencial de contação de histórias em dose dupla e em uma programação pensada para animar a criançada.


Marinho deu o título de “Era uma vez...” à apresentação, mas não espere ver os contos de fada tradicionais que começam com esta frase. O repertório da apresentação terá o conto popular “A senhorinha e a Abóbora Rolante” e também uma leitura guiada do livro“Girafas não sabem dançar”, de Guy Parker-Rees.


“A minha ideia é resgatar a contação de histórias como arte convivial, do encontro, e fazer isso justamente nesse retorno ao presencial”, afirma Marinho. “São duas histórias muito expressivas por ressaltarem essa ideia do convívio, da comunhão. São histórias bastante interativas que permitem não é só contar para as crianças, mas contar junto com elas”, diz.


Enquanto “A senhorinha...” trata do uso que uma avó faz da esperteza para se salvar de perigos em uma montanha, “Girafa...” aborda o amor à música e à aceitação às diferenças. O que une as duas histórias é justamente a possibilidade de as crianças interferirem no final da trama e proporem outras chaves de leitura a partir da conexão que formam com as tramas.


“Pensei em Era uma vez... como título por que quero que essa dupla de histórias convide a todos a voltar à essa frase mágica, encantadora. Essa frase é um convite para ouvir, ela abraça o público para esse momento de escuta e a ideia da apresentação é resgatar essa sensibilidade e convidar também as crianças para participar”, conclui o contador. A atividade conta com interpretação simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Jorge Marinho

FOTO: Jorge Marinho, contador de histórias - Lucas Rezende/BDB Cultural


Jorge Marinho é ator, produtor cultural e contador de histórias. É mestrando em artes cênicas da UnB. Tem formação em interpretação teatral e em atuação para cinema e TV. É um dos membros da Coletiva Teatro e atua como contador de histórias desde 2016, especialmente em escolas, bibliotecas e eventos culturais.

Serviço:

BDB Cultural – Julho de 2022

Contação de histórias com Jorge Marinho.

12/07, terça-feira, a partir das 16h- Atividade presencial realizada no auditório da BDB (506/507 Sul, Brasília-DF).

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

7 visualizações0 comentário