Buscar
  • BDB Cultural

Jorge Marinho faz contação de histórias na BDB Cultural

Atualizado: Mai 17


  • Contador de estilo cativante apresenta uma adaptação sua de um clássico dos Irmãos Grimm no dia 23, às 17h



FOTO: Jorge Marinho - Lucas Rezende - BDB Cultural

"A biblioteca é um ambiente que já leva ao encantamento pela leitura, é um lugar ótimo para receber uma contação de histórias”, diz Jorge Marinho, ator e contador de histórias que gravou dentro da Biblioteca Demonstrativa do Brasil uma apresentação especial que será transmitida no domingo, dia 23, às 17h, nas redes sociais da BDB Cultural. “O encantamento é importante. Eu vou contar a história do peixe mágico, uma adaptação minha de um clássico dos Irmãos Grimm. É uma história que me toca o coração e acho que isso é o mais bonito de uma boa história”, diz ele. O evento conta com interpretação em Libras.

Há diferentes estilos de se contar uma história, com cenários, figurinos, jogos cênicos. O estilo de Jorge de contar, porém, é dos mais minimalistas. A magia acontece justamente no contato do ator com o público, um espaço para a interatividade e a intervenção, coisa que não se perde, ao contrário do que muitos pensam, ao passá-la para o vídeo. “Meu principal objetivo é interagir com quem está assistindo, ainda que mediado pela tela. Aprendi com a professora, contadora de histórias e autora Ângela Barcellos Café que é diferente contar histórias para as pessoas e com as pessoas Eu conto com. No vídeo não tenho a resposta imediata, mas tento imaginar quem está ali assistindo, faço perguntas, deixo coisas no ar pra que as pessoas consigam imaginar, refletir. Para que, de alguma forma, quem está recebendo participe”, diz ele.


FOTO: Jorge Marinho - Lucas Rezende - BDB Cultural


“Vou contar uma história que me toca e que eu acredito que irá tocar o público também. É uma versão minha de O pescador e sua mulher. O peixe mágico é a minha forma de ver aquele conto, pois os contos populares, além de terem sido pensados pra oralidade, eles nos dão a oportunidade de recriar a partir daquela estrutura. Eu, por exemplo, gosto de incluir músicas populares, altero alguns ritmos... Eu conto essa história desde 2017 e cada vez eu conto de um jeito. Na BDB Cultural não foi diferente”, anuncia Jorge Marinho.

Escolher uma boa história é claro, uma das partes mais desafiadoras do trabalho do contador, mas Jorge Marinho conclui a entrevista garantindo que é também uma das mais prazerosas. “O contador nasce de quem ama ouvir histórias. Todo dia a gente conta histórias, mas para se interessar pela arte que está nisso é preciso mais do que os mil cursos, livros, caminhos. Na minha visão, ser um contador de histórias está em gostar tanto de uma trama, se sentir tão tocado por ela, que você quer muito espalhar aquela mensagem. O fundamental é permitir encontrar aquela que te agarra o coração e às vezes a gente é capaz de ler 100 histórias para encontrar uma. Mas dessa uma a gente não solta nunca mais”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Jorge Marinho

Jorge Marinho é ator, produtor cultural e contador de histórias. É mestrando em artes cênicas da UnB. Tem formação em interpretação teatral e em atuação para cinema e TV. É um dos membros da Coletiva Teatro e atua como contador de histórias desde 2016, especialmente em escolas, bibliotecas e eventos culturais.

Serviço:

BDB Cultural – Maio de 2021

"O peixe mágico”, contação de histórias com Jorge Marinho.

23/05 - Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 17h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

31 visualizações0 comentário