top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

História feminina na política é tema do ‘Encontro de mulheres’

Atualizado: 12 de abr. de 2022


  • A cientista política Marcela Machado faz um apanhado da evolução da participação das mulheres na política nas redes sociais da BDB Cultural, no dia 14


FOTO: Marcela Machado - Acervo pessoal

Já entrando em clima de ano de eleição, a BDB Cultural apresenta uma edição especial do “Encontro de mulheres” para quem quer saber mais sobre a história da pouca participação das mulheres nos centros de poder. Esse assunto complexo ganha um tom de conversa no bate-papo com a cientista política Marcela Machado, que terá exibição nas redes sociais da iniciativa no dia 14, às 21h.


Apesar de se voltar à história da participação feminina no poder, o debate terá muitos ecos no presente, pois é na história destas conquistas que se explicam, segundo a especialista, a maioria das dúvidas que temos no presente. “Esse histórico da mulher na política brasileira, a participação feminina, é uma questão cultural que vai muito além da política”, resume.


“Por que as mulheres ainda precisam de cotas eleitorais e de financiamento para terem participação? Por que precisamos dessas regras, por que elas não são respeitadas, por que mulheres não votam em mulheres? Vamos passar por cada um destes problemas-chave tentando entender suas origens e o que tem sido feito para superar essas dificuldades”, diz, já avisando que o que temos ainda é pouco para dar conta desse histórico de exclusão.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Marcela Machado

Marcela Machado é doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB); pesquisadora visitante da Universidade da Califórnia, San Diego (EUA); é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) nas áreas de Ciência Política e Políticas Públicas.

Serviço:

BDB Cultural – Abril de 2022

“Encontro de mulheres”: “Participação feminina na política”, com Marcela Machado. Mediação de Bruna Presmic.

14/04, quinta, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

14 visualizações0 comentário
bottom of page