top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

História de amor com a BDB é tema de mesa do Dia do Estudante


  • Escritora Cristina Guilherme fala da importância da Demonstrativa na sua formação poética no dia 11, às 21h


FOTO: Escritora Cristina Guilherme - Acervo pessoal


Cristina Guilherme se realizou artisticamente aos 43 anos, ao publicar sua coletânea poética A ponta do trovão. Para ela, porém, esta história começa mais de três décadas antes, quando os livros da Biblioteca Demonstrativa, à época ainda vinculada ao INL (Instituto Nacional do Livro), começaram a chegar em sua casa. “Minha irmã trabalhava no Plano Piloto e pegava os livros na biblioteca e levava para nós. Como vivíamos em uma região muito perigosa e meus pais não deixavam que ficássemos nas ruas, os livros eram nossa forma de entretenimento, de conhecer o mundo e expandir o pensamento”, afirma ela.

Escritora negra, criada em uma região periférica do Gama-DF, ela retoma sua conexão com a BDB em um bate-papo que será transmitido nas redes sociais da BDB Cultural no dia 11, às 21h. “O amor da escritora e da biblioteca” será uma atividade em homenagem ao Dia do Estudante, que é celebrado nesta mesma data. “Para mim é uma honra participar desta programação, a biblioteca foi fundamental na minha formação, era onde eu achava os livros obrigatórios que eu tinha que ler na escola, mas também onde eu descobri vocabulário, prazer, conhecimento, todas as mágicas possibilidades que nos dá a literatura”, diz.

Além de falar da sua experiência de estudo e descoberta dentro da BDB, o debate com Cristina Guilherme deve passar também pela sua experiência como professora: há sete anos é professora de português em Águas Lindas de Goiás-GO. “As bibliotecas são locais privilegiados para a pesquisa, elas não te dão só o que você está procurando, elas te fazem ir muito além e sinto que hoje os estudantes não têm este critério, confiam no primeiro resultado de busca que encontram. Eu me lembro do filme Cidade dos Anjos em que a protagonista sempre encontra os anjos na biblioteca. A biblioteca é este lugar sagrado que armazena o conhecimento, a diversidade e que, quando bem conservada, bem cuidada, é uma segunda casa para a comunidade", conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Cristina Guilherme

Cristina Guilherme do Espírito Santo nasceu em Brasília-DF e se criou no Gama, periferia da cidade. Graduada em pedagogia, tornou-se professora em Águas Lindas de Goiás-GO a partir de 2013. Publicou a coletânea de poemas A ponta do trovão (Tagore Editora). Leitora ávida, desde que entrou no mundo da leitura aos sete anos, nunca mais saiu. Os livros eram os seus amigos, seus pés e sua janela. O que começou como vontade de ler o que as irmãs liam, com o passar do tempo, tornou-se um desejo irreprimível de escrever o que ia pela sua alma.

Serviço:

BDB Cultural – Agosto de 2021

Bate-papo em homenagem ao Dia do Estudante recebe a escritora Cristina Guilherme para falar de sua proximidade com a Biblioteca Demonstrativa.

11/8- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

6 visualizações0 comentário
bottom of page