top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Grupo Paepalanthus faz contação de histórias na BDB Cultural


  • Grupo formado por quatro contadoras de história brasilienses se apresenta na iniciativa no dia 27, às 15h


FOTO: Grupo Paepalanthus e seu baú de histórias - Divulgação

A BDB Cultural recebe uma programação ininterrupta de atividades no dia 27, segunda-feira. Entre os eventos mais esperados dessa “Tarde Mágica” está uma contação de histórias com Aldanei Menegaz e o Grupo Paepalanthus. Programada para as 15h, a atividade vai integrar crianças do Centro Educacional Gesner Teixeira (Gama) com o público geral da biblioteca ao propor uma série de histórias contadas em sequência na sessão de contos “Baú de Histórias”.


Aldanei e as demais contadoras do Grupo Paepalanthus irão ocupar o palco da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (506/507 Sul) para apresentar versões de contos populares, entremeados por cantigas, compondo um mosaico cultural capaz de explicar a origem das histórias e a forma como elas se espalharam pelo mundo. Além de Aldanei, a apresentação terá as outras integrantes do grupo: Rose Costa, Miriam Rocha e Simone Carneiro.


“O espetáculo tem uma raiz multicultural. Ele começa com uma história africana de como as histórias saíram de um baú para se espalhar pelo mundo, passam por um conto popular italiano que eu sempre gosto de trazer, e vão se adaptando conforme o que a gente recebe do público. É um espetáculo aberto que permite essa troca”, afirma Aldanei.


A contação será apresentada a partir das 15h. Antes, às 14h, será realizada uma visita guiada em que alunos serão recebidos para conhecer a biblioteca. Além da contação e da visita, a “Tarde Mágica” contará com uma oficina de desenho e a agenda ainda continua, com foco nos adultos, na noite de segunda-feira com um bate-papo sobre aromaterapia.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de um termo de colaboração entre o Ministério da Cultura e a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB).

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Aldanei Menegaz e o Grupo Paepalanthus

Aldanei Menegaz é uma contadora de histórias, atuando desde 1996. Mestre em História Cultural pela UnB (2012), foi professora da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Atua na formação continuada de professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 1989 e desde 2000 dá aulas de contação de histórias para estes profissionais. Participou dos espetáculos: "Firimfimfoca", direção de Joana Abreu; "Folia de Três Bois", direção de Denis Carvalho e "Boi Bonito de Brazlândia", direção de Chico Simões. Participa do grupo Paepalanthus, contando histórias em bibliotecas, escolas e teatros.

O grupo Paepalanthus possui uma longa trajetória em contação de histórias. O grupo existe há 11 anos e é formado por quatro contadoras: Miriam Rocha, Simone Alves, Aldanei Menegaz e Rose Costa. Nome de uma flor típica do cerrado, Paepalanthus significa “sempre viva”. Elas carregam esse nome com o intuito de manter viva a arte de contar histórias.

Serviço:

BDB Cultural – Fevereiro de 2023


Contação de histórias presencial com Aldanei Menegaz e o Grupo Paepalanthus.

27/02, segunda-feira, 15h- Atividade presencial realizada no auditório da BDB (506/507 Sul, Brasília-DF).

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

55 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page