top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Eventos literários são tema de mesa de debate na BDB Cultural


  • Vítor Tavares, da CBL (Câmara Brasileira do Livro); Thelmo Ribeiro, da Feira do Livro de Brasília; e Rogério Robalinho, da Bienal Internacional de Pernambuco conversam no dia 19, às 21h


FOTO: Vitor Tavares - Divulgação CBL


Em outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro e para comemorar essa data a BDB Cultural realizará a mesa “O livro e os eventos literários”. Com o lento retorno à normalidade após o pico da pandemia de covid-19, começa a ser retomado o calendário de feiras do livro pelo país e para discutir a importância destes encontros entre autores, livreiros e público, a BDB Cultural recebe um bate-papo, no dia 19, às 21h, com a presença de: Vítor Tavares, da CBL (Câmara Brasileira do Livro); Thelmo Ribeiro, da Feira do Livro de Brasília; e Rogério Robalinho, da Bienal Internacional de Pernambuco.


A Bienal de Pernambuco, inclusive, foi um dos primeiros eventos literários nacionais a retomar seu calendário, justamente neste mês de outubro, e seguindo protocolos de saúde, mas já com uma volumosa programação presencial. “Com responsabilidade e sem desatinos temos condições de usar os protocolos de segurança sanitária estabelecidos, e contar com o comportamento do público para o cumprimento desses protocolos”, afirma Rogério.


“Se a leitura pode ser um mergulho interior e solitário, os encontros proporcionados por eventos literários, de qualquer porte, de clubes e cursos presenciais até os festivais e feiras de alcance regional, representam oportunidades de congregação em torno da literatura. O compartilhamento de leituras e a vivência que esses encontros suscitam fazem falta”, completa ele.


FOTO: Rogério Robalinho - Divulgação


“Estes tipos de eventos, servem principalmente para disseminar o hábito pela leitura, propor reflexão de assuntos contemporâneas, além de serem uma ótima oportunidade para que os autores e os expositores divulguem seus livros e estejam em contato direto com os leitores, pois é o momento do livro, dos leitores, da cultura e da educação”, completa Vitor Tavares.


“As feiras, bienais, festas e festivais literários extrapolam a ideia de se tornarem uma mera mostra promocional de produtos editorial. São poderosas iniciativas culturais concebidas estrategicamente para estimularem nos municípios e estados em favor da leitura, do livro e da literatura, contribuindo de forma inequívoca com a qualificação da agenda cultural do cidadão brasileiro”, conclui Thelmo Ribeiro.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

Thelmo Martins Ribeiro é produtor cultural. Possui vasta experiência na elaboração, captação de recursos e realização de projetos socioculturais. Participa há 10 anos da equipe de produção executiva da Feira do Livro de Brasília, sendo, inclusive, diretor do evento em sua última edição, em 2019. Participou de diversos outros eventos voltados à leitura como a Pré Bienal Internacional de Poesia – II BIP, o I Encontro Nacional do Cangaço, o Prêmio Internacional de Poesia - Nósside – edição Brasília, entre outros.


Rogério Robalinho é diretor da Cia de Eventos Expoideia e coordenador da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, evento coordenado há mais de 15 anos por ele.


Vitor Tavares é um dos fundadores da distribuidora e livraria Loyola, especialista na distribuição de livros teológicos, filosóficos e de educação. Em 2021, Vitor foi reeleito para a presidência da Câmara Brasileira do Livro (CBL), cargo que ocupa desde 2019.

Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2021

Mesa “O livro e os eventos literários” faz uma homenagem ao Dia Nacional do Livro com representantes da Feira do Livro de Brasília, da Bienal Internacional de Pernambuco e da Câmara Brasileira do Livro.


19/10- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

9 visualizações0 comentário
bottom of page