top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Espetáculo ‘João e o Pé de Feijão’ celebra 20 anos na BDB


  • Peça da Cia Voar Teatro de Bonecos criada em 2003 volta aos palcos no dia 24, às 19h30, no auditório da BDB Cultural



FOTO: Espetáculo João e o Pé de Feijão - Davi Mello - Acervo Voar


Em 2003, a Companhia Voar Teatro de Bonecos nascia. Um dos grupos teatrais mais atuantes do teatro de bonecos no Centro-Oeste, a Voar brotou a partir de uma pequena semente: uma série de espetáculos no Teatro Nacional de Brasília em que o bonequeiro Marco Augusto se apresentava na campanha “Natal sem fome” cobrando a entrada simbólica de um quilo de feijão. O espetáculo que começou essa trajetória era “João e o Pé de Feijão”, que volta aos palcos celebrando seu 20º aniversário na programação de fevereiro da BDB Cultural.


A peça será apresentada no dia 16, às 19h30, no auditório da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB, 506/507 Sul) com entrada franca e adaptação para Libras. O espetáculo mantém sua fórmula de duas décadas atrás, é um solo em que Marco Augusto, fundador da Voar, dá vida a todos os personagens da história do curioso menino João.


“Este espetáculo é muito importante para nós, abriu todos os caminhos para o que construímos depois. É a partir dele que nasce nosso repertório, nossos festivais, nossos eventos. Ele proporcionou que hoje tivéssemos a história que temos”, diz Marco Augusto.


A peça narra a história de um menino que, movido pela curiosidade e astúcia vence um gigante e acaba com a fome e a aridez do lugar onde mora, mudando seu destino e de sua família. Um conto popular rico em simbolismo, uma aventura fantástica e de elementos mágicos: a semente que brota até o céu, a galinha dos ovos de ouro, o terrível gigante, a harpa encantada, tudo isso encenado com o encanto do teatro de bonecos.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre a Cia Voar Teatro de Bonecos

A Companhia Voar Teatro de Bonecos foi fundada no ano de 2003 por Marco Augusto, diretor e bonequeiro. A instituição tem como proposta o estudo e a prática do teatro de bonecos, levando em conta a sua tradição e inovações, visando compartilhar suas experiências através de oficinas e ações sócio culturais. Em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida através de participações em importantes festivais e projetos de circulação, o grupo foi convidado para se apresentar na Espanha e México, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana-SP, melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí-ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas Lindas de Goiás, o FESTINECO (Festival de teatro de bonecos) do Gama-DF, o FESTIBRA (Festival de Teatro para Infância de Brasília) e o Festival ESPETACULIM de pequenos espetáculos de grande qualidade.

Serviço:

BDB Cultural – Fevereiro de 2023

Espetáculo “João e o Pé de Feijão” com a Cia Voar Teatro de Bonecos

24/02, sexta-feira, 19h30- Auditório da BDB Cultural (506/507 Sul) e com transmissão pelo Youtube da iniciativa

Outras informações:

Instagram - @bdb.cultural

55 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page