top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Espetáculo expande o universo de Ariano Suassuna na BDB Cultural


  • Espetáculo de Fernando Fernandes que pensa a vida de Chicó após a morte de João Grilo será apresentado gratuitamente no dia 09, às 19h30


FOTO: Lucas (esq.) e Fernando Fernandes em cena no espetáculo - Acervo pessoal

O que teria acontecido em uma parte dois de “O auto da compadecida”? Foi pensando nesta pergunta que Fernando Fernandes, diretor teatral brasiliense, criou o espetáculo “A viagem de Chicó na noite de São João”. A peça será apresentada no auditório da BDB Cultural na sexta-feira, dia 09, às 19h30, com entrada gratuita e amplia a história original de Ariano Suassuna.

“Nosso espetáculo conta a história de Chicó vinte anos após a morte de seu parceiro, João Grilo. Ele vai pagar uma promessa feita ao amigo, mas acaba entrando em um conflito com o prefeito de Caruaru, cidade tradicional do forró, mas que na trama teve as quadrilhas de festa junina proibidas. É o ‘valente’ Chicó quem vai se opor à restrição dos festejos”, afirma o diretor do espetáculo. A atuação fica por conta de Lucas Fernandes e do próprio Fernando Fernandes e com direção musical de Jorge Recife.


Uma das maiores alegrias de Fernando Fernandes no processo de criação de “A viagem de Chicó na noite de São João”, que é um texto original dele, foi receber a aprovação pessoal de Ariano Suassuna ao projeto em 2014, poucos meses antes do falecimento do escritor. Desde que entrou em cartaz o espetáculo já foi visto por mais de 100 mil espectadores pelo Brasil.


“Fazemos há mais de cinco anos este espetáculo, recebemos muitos prêmios com ele e conseguimos apresentar a trama em várias cidades de todo o Brasil e é sempre muito bom ver a alegria do público de se reencontrar com estes personagens que eles tanto gostam, este universo do Auto da Compadecida, mas em um contexto inédito”, conclui Fernandes.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Fernando Fernandes

Com mais de 35 anos de carreira, Fernando Fernandes é um ator e diretor teatral natural de Brasília-DF. Começou sua carreira aos 15 anos em montagens escolares e aos 18 já coordenava trupes e produções de importantes casas como o Sesi e a Fundação Brasileira de Teatro. Com mais de 40 espetáculos na carreira, foi diretor de Cultura do GDF nos anos 1990 e é o artista que mais executou projetos culturais no Museu Nacional de Brasília. Fundou em 2012 a própria companhia focada na associação de teatro e educação.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2022

Apresentação teatral presencial “A viagem de Chicó na noite de São João”, da Cia de Teatro Fernando Fernandes, uma peça baseada na obra de Ariano Suassuna.

09/09, sexta-feira, 19h30- Apresentação gratuita no Auditório da BDB (506/507 Sul), Brasília.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

102 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page