top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Escritor indígena fala sobre uso da tradição em sua poética


  • Cristino Wapichana faz um bate-papo na BDB Cultural no domingo, 22, falando de sua produção literária e musical


FOTO; Cristino Wapichana - Renato Parada/Divulgação


Cristino Wapichana cresceu ouvindo as lendas de seu povo, os Wapichana, que vivem em Roraima. O escritor começou a criar ao longo da última década histórias que traduzam essa tradição oral para as crianças de todas as etnias, como o faz em seu livro A boca da noite. É pra falar como as tradições de seu povo penetram em sua produção cultural que o escritor será recebido para um bate-papo com transmissão nas redes sociais da BDB Cultural no domingo, dia 22, às 17h.


“Eu ouvia as histórias tradicionais na voz da minha avó, da minha mãe, e as palavras que eu escrevo são resultados dessa tradição com uma poética, uma magia que eu coloco na minha forma de contar essas histórias, para que as pessoas se encantem por essas criações como elas me encantavam”, afirma o autor.


O escritor, que também é músico e compositor, falará na mesa sobre as relações que ele enxerga entre literatura e música. “As palavras são sons, são música, no final das contas. Quando você junta música, poesia e literatura, tudo tem função. A arte pode ser pra dançar, pra refletir, pra emocionar... Conforme a intencionalidade, você cria as relações entre palavra, entre melodia, tudo contribui”, diz.


Na conversa, Wapichana também falará da importância de dar o lugar de fala aos próprios povos indígenas na hora de recuperar essas lendas tradicionais. “Quando você fala da sua própria cultura, você fala com mais propriedade, com mais conhecimento, pois é uma vivencia que você tem a que você está transmitindo. Isso faz com que a história mantenha toda a riqueza cultural e ancestral que ela tem”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Cristino Wapichana

Cristino Wapichana, nascido em Boa Vista, Roraima, é um escritor e músico. Descendente do povo Wapichana, ele colabora para a difusão da cultura indígena para crianças e jovens por meio da organização de atividades e vivências recreativas. Seu livro infantil A Boca da Noite foi traduzido para o sueco e recebeu a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan, do International Board on Books for Young People, na Suécia. É autor de mais quatro obras.

Serviço:

BDB Cultural – Agosto de 2021

Lembrando o Dia dos Povos Indígenas (9/8), a BDB Cultural recebe o escritor Cristino Wapichana para falar de sua literatura.

22/8- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 17h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

16 visualizações0 comentário
bottom of page