top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

"Enluarada” chega aos palcos da BDB Cultural


  • Espetáculo de Caísa Tibúrcio faz um monólogo musical homenagem à cultura sertaneja



FOTO: Espetáculo Enluarada - Diego Bresani/Divulgação

A panela de galinhada, o tapete de retalhos, as cadeiras de madeira já bambas. O cenário de “Enluarada” é conhecido de todos os brasileiros por ter uma inspiração clara: a alma sertaneja do Brasil, especialmente a mineira. Um espetáculo com canções originais presta uma homenagem às raízes caipiras de boa parte das famílias brasileiras e chega ao Auditório da BDB (506/507 Sul) em uma apresentação gratuita no dia 12, segunda-feira, às 19h30.


Já em clima de férias, a apresentação convida o público para acompanhar presencialmente o monólogo da atriz Caísa Tibúrcio, mas, como sempre, os que não puderem acompanhar terão uma versão em vídeo publicada nas redes sociais da BDB Cultural. “Este é um espetáculo muito íntimo e muito especial da minha trajetória”, diz Caísa, filha de mineiros, e que monta esta peça desde 2018.


Em “Enluarada” ela interpreta uma cozinheira de prepara uma galinhada enquanto fala da vida de Maroca, uma jovem que fugiu com Heitor, um vaqueiro e violeiro que ela ama. Em meio ao cozimento, ela conta a história de amor dos dois, mas também causos da região e transporta pouco a pouco, e ajudada pelo aroma da comida, o público até uma atmosfera ancestral que, embora tenha sido pensada especialmente como homenagem aos mineiros, é comum a vários brasileiros.


“Eu penso que um espetáculo, mesmo quando ele vai no detalhe de um lugar, de um povo ou de uma época, ele acaba também sempre transcendendo para falar do ser humano, do que há em todos nós”, ressalta a atriz. Esse mergulho na alma interiorana, que o espetáculo classifica como “Epopeia sertaneja”, se dá também no som.


Caísa toca sanfona e canta canções tradicionais como “Moreninha se eu te pedisse”. Ela também empresta sua voz para oito canções da trilha sonora do espetáculo, sendo quatro delas criadas justamente para contar a história de “Enluarada” ao lado de outros artistas brasilienses como Fernando César, Caio Tibúrcio, Milena Tibúrcio e Cacai Nunes, além de "Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga. Quem quiser aquecer os ouvidos antes de ir à peça pode escutar sua trilha sonora disponível em streaming.




FOTO: Espetáculo Enluarada - Diego Bresani/Divulgação


Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Caísa Tibúrcio

Caísa Tibúrcio é Bacharel e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2005/2017), tem cursos técnicos de canto (Escola de Música de Brasília), pandeiro, percussão, flauta (Escola de Choro Raphael Rabello). Atriz, diretora e palhaça, já assinou a direção de projetos como ‘Presépio de Hilaridades Humanas’, que realizou circulação Nacional no Brasil pelo Palco Giratório/SESC, ‘Zezinho e o anjo Marmanjo’, infantil realizado em DF e MG - Brasil. Como atriz, já trabalhou com alguns diretores reconhecidos nacionalmente, como Hugo Rodas e João Antônio; atua em ‘Achadouros - Teatro para bebês’ (vencedor em 2015 da categoria de melhor espetáculo infantil no Prêmio SESC - Brasília) com direção de José Regino e que já realizou apresentações em diversas regiões do Brasil em Festivais e Mostras de Teatro do Brasil (SP, RJ, MG e SC).

Serviço:

BDB Cultural – Dezembro de 2022

Apresentação teatral presencial de Caísa Tibúrcio com o espetáculo " Enluarada".

12/12, segunda-feira, 19h30- Apresentação gratuita no Auditório da BDB (506/507 Sul), Brasília.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page