top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

“Encontro Terapêutico” celebra Dia do Psicólogo com mesa sobre eneagramas


  • Conversa com a psicóloga Simone Andrade será exibida no sábado, 28, às 17h, nas redes sociais da BDB Cultural

FOTO: Simone Andrade - divulgação


A internet popularizou testes para tudo, principalmente os de personalidade. Mais do que entretenimento, porém, um bom teste de eneagrama — que coloca o indivíduo para dialogar com nove personalidades dominantes possíveis — pode ser uma boa ferramenta para o autoconhecimento como nos mostra a psicóloga Simone Andrade em uma mesa que será transmitida pela BDB Cultual no sábado, 28, às 17h, nas redes sociais da iniciativa.


“Colocar as pessoas em caixinhas não é o mais importante aqui. Sei que existem alguns questionários na internet que analisam as respostas quantitativamente e dão um eneatipo. Mas, a riqueza do processo não está apenas em saber o seu tipo entre os nove, mas olhar para caminhos de desenvolvimento que você pode pegar para potencializar as suas virtudes e se desprender das camadas mais densas de neurose”, diz.


Não há um teste oficial para saber um eneatipo: a identificação vem através do estudo de quem está interessado nessa jornada em identificar seus pontos. Na mesa que será transmitida pela iniciativa, Simone faz uma introdução aos nove tipos, mas de forma alguma é um trabalho que acaba em um bate-papo. “O ideal é que haja uma experiência de contato com o eneagrama, com a auto percepção, um momento de autoanálise, de troca de experiência com outras pessoas a partir dos grupos de encontro”, afirma.


A mesa será também uma oportunidade da programação da BDB Cultural celebrar o Dia do Psicólogo, 27 de agosto, com um convite para que o público invista em seu autoconhecimento e em terapia. “Sabemos que as experiências e as particularidades de cada um são diferentes. A terapia quer ajudar cada um a se ver forma organizada, entendendo formas de se manifestar a personalidade. Assim, a pessoa pode se olhar com mais clareza e partir para trabalhos mais complexos para entender as suas particularidades mais dolorosas. Como disse, o objetivo não é rotular. é auxiliar as pessoas a darem um passo mais largo nesse caminho de desenvolvimento pessoal”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Simone Andrade

Simone Andrade é psicóloga humanista com atuação na área clínica. Ela é especialista em psicologia do trânsito e formanda em constelação familiar e ludoterapia. Ela é uma especialista em Eneagrama, um conhecimento milenar que é amplamente utilizado na busca do autoconhecimento e na busca pela espiritualidade. Ele nos auxilia na compreensão da nossa personalidade, sendo também uma ferramenta terapêutica ao apontar caminhos para o desenvolvimento pessoal.

Serviço:

BDB Cultural – Agosto de 2021

Lembrando o Dia do Psicólogo (27/08), o “Encontro Terapêutico” recebe a terapeuta Simone Andrade para um bate-papo com o tema “Descomplicando a personalidade à luz do eneagrama”.

28/8- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

12 visualizações0 comentário
bottom of page