top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Encontro terapêutico falará sobre estresse pós-traumático


  • Psicóloga se reúne com o público no auditório da BDB para falar e tirar dúvidas sobre o transtorno


FOTO: Cleunice de Arruda Castro - Acervo Pessoal

Algumas experiências dolorosas podem criar raízes profundas nos indivíduos e gerar sintomas de uma ansiedade potencializada. O estresse pós-traumático é tema de vários filmes e produtos culturais, mas no dia a dia pode ser difícil identificar quais os gatilhos que disparam estas reações e como buscar um tratamento efetivo. É para tentar iluminar este caminho que a psicóloga Cleunice de Arruda Castro vai ao auditório da BDB (506/507 Sul) para tirar as dúvidas da audiência em mais uma edição do “Encontro terapêutico”.


Realizada mensalmente na BDB Cultural, esta programação tem em vista promover o bem-estar físico e mental dos frequentadores e tentar aproximar o público de soluções para problemas espinhosos de sua vida. O caso desta edição é particular pela dificuldade que há em se identificar os motivos que levam alguém a desenvolver o transtorno. “Vamos trabalhar para mostrar que são muitos os possíveis traumas que podem desencadear um quadro como este”, afirma Cleunice.


“Precisamos esclarecer ao público o que é o estresse pós-traumático, quais são os principais sintomas, o que acontece no nosso corpo e em nosso comportamento quando estamos diante deste transtorno, mas quero também dedicar um tempo para pensar os diferentes tipos de tratamento que as pessoas podem fazer para poder amenizar este problema”, afirma.

Embora apenas um encontro possa ser insuficiente para uma solução efetiva, é preciso conscientizar o público a procurar ajuda já que aproximadamente uma a cada seis pessoas que enfrentaram ameaças violentas à própria vida, seja de desastres naturais a casos de sequestro, podem desenvolver este transtorno, mas a maioria só busca ajuda depois de dois anos já convivendo com os sintomas.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Cleunice de Arruda Castro

Cleunice de Arruda Castro, natural de Recife-PE, é psicóloga, escritora, iridóloga, cromoterapeuta e terapeuta holística. Tem formação Clínica em psicodrama e mestrado em psicossomática. Atuando há mais de 45 anos, trabalha atualmente no Instituto Multiresiliência de Psicologia e Saúde. Cleunice é autora de 11 livros, dentre eles Surtei! Tirei as máscaras e agora tenho as rédeas de minha vida, sua obra de maior sucesso, além de outras como Vencendo a Depressão I e II; Reflexões; Amar é Ser Livre e Surtei sim! Eu também tenho limites. Atualmente trabalha em outras quatro obras literárias, mas enaltece sua vida pessoal em sua minibiografia: “Fui campeã de tiro, tenho troféu de kart, embora meus principais prêmios sejam meus 3 filhos e meus 2 netos”, diz ela.

Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2022

“Encontro Terapêutico” com a psicóloga Cleunice de Arruda Castro sobre o estresse pós-traumático.

20/10, quinta-feira, 19h30- Debate presencial no auditório da BDB (506/507 Sul) e transmissão simultânea no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdb.cultural

10 visualizações0 comentário
bottom of page