top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Encontro terapêutico falará sobre “Escrita terapêutica”


  • Escritor e psicóloga se reúnem com o público no auditório da BDB para um testemunho de como a literatura pode revolucionar vidas


FOTO: Nelzimar Maria Batista da costa Ribeiro - Divulgação

Encontrar as palavras certas para nomear o que se está sentindo pode ser o início de um caminho de cura para quem está passando por momentos difíceis, uma técnica de terapia tão antiga quanto os estudos de Freud e que tem encontrado popularidade maior nos últimos anos em cursos e oficinas voltadas para a “Escrita terapêutica”. É para dar sua visão sobre este tema que nesta quarta-feira, dia 09, às 19h, a psicóloga e escritora Nelzimar Maria Batista da Costa Ribeiro (Neusa Maria, como assina literariamente) presente no auditório da BDB (506/507 Sul) e outro convidado on-line, o escritor Alexandre Romero vão falar sobre o tema e tirar dúvidas em mais uma edição do “Encontro terapêutico”.


Realizada mensalmente na BDB Cultural, esta programação tem em vista promover o bem-estar físico e mental dos frequentadores e tentar aproximar o público de soluções para problemas espinhosos de sua vida. Esta edição pretende mostrar como a escrita e o trato com a palavra, ou seja, como comunicar e definir os sentimentos em um ponto de vista do discurso pode ser revolucionário para enfrentar os problemas da vida.


FOTO: Alexandre Romero - Divulgação

“Eu fui diagnosticado com uma doença autoimune e meu diagnóstico era viver para sempre com dor, mas eu consegui controlar minha doença e que começar a escrever para falar dessa cura e do processo de perdão e de ressignificar as feridas e as dores que me foram causadas me ficaram melhor do que meus médicos sonhavam, hoje eles estudam meu caso”, afirma Alexandre.


Neusa Maria completa. “Nosso evento será uma forma de convidar o público para a reflexão, para externalizar os sentimentos e fazer um encontro conosco. Quando não refletimos e encontramos palavras para nós mesmos, acabamos adoecendo física e mentalmente”, avalia ela.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

Alexandre Romero é um mentor, empreendedor digital e escritor. É autor do livro "Descobrindo os Poderes do Amor Verdadeiro" e um dos autores do livro “Segredos do coração”, coletânea de relatos de natureza terapêutica. Ele atua também com hipnoterapia.

Neusa Maria, é o nome com qual a doutora

, psicóloga clínica, assina seus livros. Especialista em Saúde Mental, ela trabalha com escrita terapêutica em escolas e comunidades carentes. Inclusive, na semana que ela vai à BDB Cultural, a Escola Classe 52 de Ceilândia (DF) dará o nome dela à biblioteca daquela instituição educacional.

Serviço:

BDB Cultural – Novembro de 2022

09/11, quarta-feira, 19h30 - “Encontro Terapêutico” híbrido, sobre o tema “Escrita Terapêutica", com a psicóloga e escritora Nelzimar Maria Batista da Costa Ribeiro (Neusa Maria, como assina literariamente) presente no auditório da BDB (506/507 Sul) . Além dela, participará on-line, o escritor Alexandre Romero.

Exibição no YouTube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdb.cultural

YouTube- BDB.CULTURAL

33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page