top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Encontro terapêutico falará sobre antirracismo na psicologia

Atualizado: 23 de jan. de 2023


  • Psicólogos Amanda Balbino e Vinícius Dias conversam com o público da BDB Cultural no dia 25, às 19h30


FOTO: Vinícius Dias - Acervo pessoal

Em uma sociedade moldada por um racismo estrutural, até dentro de práticas terapêuticas essa chaga social pode aparecer. Pensando em mostrar estratégias de combater o racismo na psicologia, a BDB Cultural recebe no dia 25, às 19h30, um bate-papo com a psicóloga e escritora Amanda Balbino e com o psicólogo Vinícius Dias com o tema “Psicoterapia preta e antirracista. O que é e qual a sua importância?”. A conversa será realizada no auditório da BDB (506/507 Sul) com entrada franca.


FOTO: Amanda Balbino - Acervo pessoal

A conversa deve fazer um panorama do tema, entendendo o que seria a psicologia antirracista com auxílio de fontes, dados e referências para chegar a um segundo momento de elaboração de estratégias e caminhos para tornar tal prática possível. “A ideia é levantarmos reflexões aos que trabalham com a saúde e cuidado, sobretudo pensando na sociedade brasileira, para a discussão do racismo dentro da psicologia e como fazer com que os discursos históricos preconceituosos sejam retrabalhados”, resume Amanda Balbino.


“A psicologia é em sua maioria praticada por pessoas brancas no Brasil e a maioria das teorias que estudamos foram elaboradas na Europa por homens brancos que não se detiveram sobre a questão do racismo. Então precisamos resgatar teorias e pensar novas teses para poder atender pessoas que chegam ao consultório apresentando demandas em relação ao preconceito racial. Nossa ideia é fazer uma conversa bastante tranquila, mas profunda sobre as raízes históricas desse problema constituinte da psicologia e de como podemos refletir sobre ele”, complementa Vinícius Dias.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura, então Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

Amanda Balbino é psicóloga clínica, formada pela Universidade de Brasília, pós-graduada em Gestalt-terapia e estudante ativa da Psicologia Preta e Africana. Palestrante e facilitadora de temas relacionados à psicologia, estética, padrão de beleza e autoestima da população negra. Estreou como escritora de sua primeira escrevivência, o artigo "O despertar da Pérola Negra", no livro "Saúde mental da população negra importa", editora Conquista em 2022.


Vinícius Dias é formado em psicologia pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade de Brasília e mestrando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação internacional da UnB, ele desenvolve trabalhos com grupos terapêuticos que perpassam a questão de gênero e raça e atua em consultório clínico.

Serviço:

BDB Cultural – Janeiro de 2023

“Encontro Terapêutico” com os psicólogos Amanda Balbino e Vinícius Dias com o tema “Psicoterapia preta e antirracista. O que é e qual a sua importância?”.

25/01, quarta-feira, 19h30 - No Auditório da BDB (506/507 Sul) com exibição no YouTube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

58 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page