top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Encontro terapêutico falará sobre a aromaterapia

⦁ Luciana Bergamaschi Felizola conversa com o público da BDB Cultural no dia 27, às 19h30



FOTO: Luciana Bergamaschi Felizola no cerrado - Acervo pessoal


O impacto da pandemia de covid-19 nas funções olfativas foi a porta de entrada de muitas pessoas nos últimos anos para conhecerem o impacto da aromaterapia. A atividade milenar tem ganho cada vez mais adeptos e será o tema do “Encontro terapêutico” da BDB Cultural neste mês, que será realizado no dia 27, às 19h30, fechando um dia repleto de atividades na Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB).


A conversa "A essência da Aromaterapia" receberá a produtora de óleos essenciais Luciana Bergamaschi Felizola que produz óleos essenciais usados tanto no tratamento de doenças e transtornos, como também como atividade de autoconhecimento e de diversão.


O principal trabalho dela é usar plantas nativas do cerrado para a criação de seus produtos. “Quero contar um pouco como o óleo essencial é produzido e principalmente falar de como ele é feito em nossa região. Temos plantas como o araçá, a sucupira, o alecrim-do-campo no nosso cerrado, então não precisamos importar produtos de outras floras, a nossa é riquíssima, plantas super curativas aqui pertinho”, afirma ela.


E para quem pensa que poder fazer a aromaterapia é um luxo, Luciana se adianta: “Antigamente a aromaterapia era exclusiva da nobreza, dos grandes reis, tanto em culturas ocidentais como orientais. Com o passar do tempo, os óleos essenciais foram se tornando mais acessíveis e também mais conhecidos por sua capacidade de impacto na qualidade de vida”, diz ela.


O trabalho dela, que é uma das cofundadoras do projeto @sitio_sintropia, é popularizar o uso terapêutico também dos hidrolatos, que são um subproduto da destilação dos óleos essenciais, mas que por ser mais diluído e suave, pode encontrar outras aplicações. “Para mim, os hidrolatos são o futuro da aromaterapia. O óleo essencial ele é muito durável, mas ele é muito intenso e por isso deve ser usado com parcimônia. Já os hidrolatos conservam muitas moléculas das plantas, mas são mais acessíveis e também tem uma capacidade de cura impressionante”, conclui ela.


Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de um termo de colaboração entre o Ministério da Cultura e a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB). Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.



Sobre Luciana Bergamaschi Felizola

Luciana Bergamaschi Felizola é produtora rural e destila óleos essenciais há 6 anos. Tem formação em engenharia florestal e atua produzindo óleos essenciais e hidrolatos no projeto @sitio_sintropia que mantém com sua família.


Serviço:

BDB Cultural – Fevereiro de 2023

“Encontro Terapêutico” com com o tema "A essência da Aromaterapia" com a produtora de óleos essenciais Luciana Bergamaschi Felizola. Mediação de Gustavo Cordeiro

27/02, segunda-feira, 19h30 - No Auditório da BDB (506/507 Sul) com exibição no YouTube da BDB Cultural.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural



130 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page