top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Encontro faz panorama das personagens femininas na literatura

Atualizado: 25 de out. de 2022


  • Margarida Patriota, pós-doutora em literatura, visita a representação de quatro personagens em um bate-papo na BDB Cultural


FOTO: Margarida Patriota - Acervo pessoal

Não faltam exemplos de personagens marcantes na literatura que podem servir de referência para pensar as relações de gênero na história. A professora de literatura Margarida Patriota, pós-doutora em literatura francesa, aceitou o desafio de reunir os exemplos mais marcantes para a mesa “A personagem feminina na literatura”, que será o tema da edição deste mês do “Encontro de Mulheres”.


O bate-papo será em uma transmissão on-line no Youtube da BDB Cultual no próximo dia 26, quarta-feira, às 19h30. A conversa deve se centrar em quatro personagens escolhidas pela professora: ela fala de Madame Bovary e Anna Karenina nos exemplos internacionais e de Capitu e Emília como representações brasileiras.


“Esses nomes me ocorreram de imediato”, afirma Patriota, destrinchando cada uma de suas escolhas. “Madame Bovary, obra pioneira do romance realista, foi tão importante que cunhou o adjetivo bovarismo para pensar em quem foge da própria realidade. Ela traduz essa propensão da mente humana em sonhar com o que não encontra pé na realidade”, diz.


“Anna Karenina é uma mulher que possui tudo, mas se pensa como vazia ao viver em um casamento sem amor e decide abandonar o que tem para viver o amor”. “Já no Brasil, eu não poderia deixar de lado Capitu, que reverbera em toda a nossa literatura por ser essa representação do mistério, da sutileza”, traz.


“Encerro com Emília. Embora ela seja uma boneca, ela poderia também ser um boneco, um Pinóquio. A escolha aqui do gênero é para pensar a menina, a protagonista de todo um ciclo literário para pensar a infância das garotas”, sustenta a professora.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Margarida Patriota

A professora Margarida Patriota é mestre, doutora e pós-doutora em Literatura Francesa, lecionou por 28 anos Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Francesa no Departamento de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Autora de 18 livros, entre livros juvenis, ensaios, romances, poesia, contos, traduções e entrevistas.

Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2022

“Encontro de mulheres” on-line com o tema "Personagens femininas marcantes na história da literatura " com a pós-doutora Margarida Patriota.

26/10, quarta-feira, 19h30- Transmissão no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdb.cultural

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page