top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Encontro faz panorama da presença feminina na literatura


  • “Escrita, leitura e partilha” é tema de conversa com Claudine Duarte, escritora e responsável por um dos maiores projetos de formação de leitores do DF


FOTO: Claudine Duarte - Mari Mattos/Divulgação


A BDB Cultural encerra sua agenda de setembro com chave de ouro. Nesta sexta-feira, 30, às 19h30, a escritora e agitadora cultural Claudine Duarte será a convidada da edição do mês do “Encontro de Mulheres” no auditório da BDB, na 506/507 Sul. Claudine é uma autora muito premiada e responsável por um dos maiores projetos de formação de leitores nas escolas públicas do DF, o Calangos Leitores, atualmente atuando em três colégios.


Na conversa na biblioteca ela destrincha o tema geral “Mulheres e a mediação de leitura” a partir de três vertentes, buscando um panorama que reúna a atuação das mulheres na escrita, na leitura e na partilha de livros. Como todas as atividades da BDB Cultural, esta tem entrada livre e gratuita.


“Mais e mais mulheres ganham legitimidade em seu processo de expressão, seja na produção literária, como escritoras, tradutoras, ilustradoras e editoras. Nos prêmios literários também é possível observar um maior número de mulheres premiadas e já existe um respeito às composições de júri observando a necessidade do olhar feminino”, exalta a autora.


A participação feminina no mercado editorial é uma pauta da vida de Claudine. Incentivada pelo movimento Mulherio nas Letras ela ajudou a fundar uma editora coletiva só para autoras brasilienses, a Maria Cobogó, experiência que ela pretende abordar também na mesa.

“O coletivo hoje formado por cinco escritoras, nasceu dentro desse encontro de mulheres do mundo do livro e, com nosso amor às palavras, somos vozes plurais no fazer literário de autoria feminina no Distrito Federal”, resume ela.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Claudine Duarte

Claudine Maria Diniz Duarte nasceu em Anápolis, Goiás, em 1962 e vive em Brasília desde 1979. Com grande pluralidade artística, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UnB, atuou como executiva no mundo das tecnologias da informação e comunicação, e hoje é ativista na formação de jovens leitores, sendo a Coordenadora Geral do projeto Calangos Leitores. Apaixonada pelas palavras e seus ‘ajuntamentos’, é leitora voraz e escreve muito desde criança.

Desde 2016, se dedica a adaptações literárias para o teatro. Adaptou e dirigiu o espetáculo Uma Criatura Dócil, do texto homônimo de Dostoiévski, e a montagem O Legado de Eszter, baseada no livro do escritor húngaro Sándor Márai. Integra o movimento Mulherio das Letras e é fundadora do Coletivo Editorial Maria Cobogó com outras escritoras do Distrito Federal.  

Em 2018, publicou seu primeiro livro, Desencontos, e foi finalista do Prêmio Jabuti com o projeto CALANGOS LEITORES. Publicou ainda os livros de minicontos Sete Pequenos Tumultos (2020) e Atlas de Memórias e Outros Exílios (2021). Em 2021, recebeu a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, conferida pelo TST em reconhecimento pelo projeto Calangos Leitores. Em 2022, prepara a publicação de seu conto Francisco, livro ilustrado pela artista Carmen San Thiago.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2022

“Encontro de mulheres” presencial com o tema “As mulheres e a mediação de leitura” com a participação de Claudine Duarte, fundadora e coordenadora geral do projeto "Calangos Leitores".

30/09, sexta-feira, 19h30- Debate presencial no auditório da BDB (506/507 Sul) e transmissão simultânea no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdb.cultural

186 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page