Debate sobre a psicossomática e sua relação com o feminino ocupará as redes sociais da BDB Cultural no próximo dia 29
FOTO: Cristiane Contreras - Acervo pessoal
Nos últimos anos, uma preocupação genuína pelo bem-estar físico e emocional levou à popularização de técnicas terapêuticas e de pessoas buscando em si as respostas para seus sentimentos mais profundos. O reverso dessa medalha, no entanto, está em uma crença de que o equilíbrio físico e mental de alguém depende de só sua vontade pessoal.
“Por mais que deseje, quem está em um contexto de violência não pode sozinho assegurar sua felicidade”, diz a psicóloga Christiane Contreras. Em um bate-papo nas redes sociais da BDB Cultural, ela discute essas influências externas, sociais e de relacionamento, e como elas podem afetar a saúde feminina em um debate sobre “A psicossomática e as mulheres”.
Christiane é a convidada de junho do “Encontro terapêutico” da BDB Cultural, que este mês já teve uma edição presencial e agora vai a uma exclusivamente on-line. Assim como este bate-papo, que será exibido nas redes sociais da iniciativa no próximo dia 29, sexta-feira, às 16h, a série dos “Encontros terapêuticos” sempre teve como norte as conversas focadas no desenvolvimento emocional do público.
“A gente está em um mundo em que o feminino é muito atacado, um mundo muito misógino. Isso repercute em medo, em decisões precipitadas e tudo que a gente sente na nossa alma acaba tendo reflexos no nosso corpo”, diz.
A psicossomática é justamente um ramo da saúde mental que estuda como o ambiente que as pessoas vivem e as relações interpessoais que estabelecem podem se refletir no corpo na forma de doenças. “A gente é um ser biopsicossocial, nosso corpo reage junto com nossa cabeça e as questões que cercam a gente elas moldam o nosso corpo, tá tudo de mãos dadas”, completa.
Sobre a BDB Cultural
A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.
“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.
Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.
Sobre Christiane Contreras
Christiane Contreras é psicóloga com mais de 32 anos de atuação, especialista em psicologia clínica de base analítica, com formação pela Sobrap (Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo, e Psicodrama), em psicossomática pela FACIS (Faculdade de Ciência da Saúde de SP) e em hipnose pelo IMHE (Instituto Miltin Hyland Erickson). Estudiosa do feminismo, também atua como artista visual contemporânea com obras relativas a questões femininas. Tem experiência com crianças, empresas e atualmente trabalhando com adolescentes, adultos e orientação a pais.
Serviço:
BDB Cultural – Julho de 2022
“Encontro Terapêutico” com Christiane Contreras para falar sobre “A psicossomática e as mulheres”.
29/07, sexta-feira, 16h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.
Outras informações:
Comments