Buscar
  • BDB Cultural

Encontro debate estratégias para ter um cérebro mais saudável


  • Debate no Dia do Cérebro, 22, às 21h, reúne dois escritores e neurologistas para aproximar essa complexa área da medicina do cotidiano


FOTO: Dr. Ricardo Teixeira - Instituto do Cérebro de Brasília- Divulgação


As recomendações de saúde costumam conter restrições: não coma isso, não deixe de fazer aquilo... Mas para cuidar da saúde do órgão mais importante do nosso corpo, o cérebro, a maior dica é uma que todo mundo adoraria seguir: ser feliz. O caminho, porém, não é fácil. Como mudar hábitos do dia a dia para ter uma vida mais saudável, longa e alegre? É ao redor desta pergunta que gira o debate do Dia do Cérebro, um bate papo que será realizado nas redes sociais da BDB Cultural no dia 22, quando se comemora esta data, às 21h.


O evento contará com as presenças dos neurologistas e escritores Leandro Teles, autor de Os desafios do Cérebro, e Ricardo Teixeira, de Prezado Doc! - a Improvável Conversa Entre Um Médico e Um Humorista. Ambos são conhecidos por aproximar a neurologia, que parece muito distante do cotidiano, para o dia a dia. E ao contrário do que boa parte do público pensa, não basta apenas fazer palavras cruzadas e ler bastante para se ter uma mente sã e um bom funcionamento do sistema nervoso.


Em seu livro Os novos desafios do cérebro, Teles afirma: “Os desafios atuais do nosso cérebro são um assunto que ferve em qualquer discussão sobre o equilíbrio mental. Precisamos ter uma ideia do que se pode fazer conscientemente para melhorar e, principalmente, para não piorar, não atrapalhar a performance social, emocional, intelectual e física. Tempos difíceis exigem que desliguemos o piloto automático”


FOTO: Dr. Leandro Teles - Acervo Pessoal


“A primeira coisa que eu penso para se ter um cérebro eficiente é ter uma mente equilibrada. As duas coisas andam juntas, é impossível ter um bom funcionamento cerebral se estamos ansiosos ou deprimidos. Temos que cuidar do nosso estado mental, equilibrar o tanto que a gente trabalha, o tanto de tempo que a gente dedica a coisas externas... Não é só comer de forma saudável, ter boas noites de sono, isso também é importante, mas é fundamental ter uma boa socialização, estar em diálogo. É preciso lembrar que a gente nasceu na natureza, que a gente precisa dela. Um vaso de planta já faz diferença, um passeio imersivo na mata, então! Para um bom cérebro não pode faltar a arte, admirar a beleza, ter hobbies, se dedicar a manualidades, enfim, diversificar suas atuações e estar feliz”, diz Teixeira. Parece uma receita irresistível a se seguir, não?

Sobre a BDB Cultural


A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados


Leandro Teles é neurologista graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e foi preceptor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP (2010-2012). Membro efetivo da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Dr. Leandro trabalha como consultor dos principais meios de comunicação (TV, rádio, revistas, jornais e portais na internet) e publicou livros sobre o cérebro, entre eles Os desafios do Cérebro. Com linguagem clara e acessível, busca cumprir seu papel na disseminação de informações confiáveis em prol da melhoria da qualidade de vida e conhecimento médico da população.


Ricardo Teixeira é neurologista clínico, doutor em neurologia pela Unicamp e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia. Diretor clínico do Instituto do Cérebro de Brasília. Titular da coluna Neurônios em Dia do Correio Braziliense e colunista da Rádio CBN Brasília com o programa Cuca Legal. Autor do livro Prezado Doc! - a Improvável Conversa Entre Um Médico e Um Humorista.

Serviço:

BDB Cultural – Julho de 2021

Mesa por ocasião do Dia Mundial do Cérebro com os neurologistas e escritores, Dr. Leandro Teles (autor de Os desafios do Cérebro) e Dr. Ricardo Teixeira (Prezado Doc! - a Improvável Conversa Entre Um Médico e Um Humorista).

22/7 - Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 21h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

15 visualizações0 comentário