Buscar
  • BDB Cultural

Duo Flor de Cacau resgata cantos de trabalho


  • Dupla que mistura música e narração ocupará as redes sociais da iniciativa no próximo domingo

FOTO: Duo Flor de Cacau - Lucas Rezende/BDB Cultural


Antes de ser medido pelo tempo do relógio, o trabalho ganhava ritmo através das canções. Lavadeiras, agricultores, pescadores, cada um dos ofícios populares tinha suas cantigas em uma tradição longínqua que a BDB Cultural aproxima das crianças e das famílias em uma contação de histórias especial. A iniciativa recebe neste domingo, dia 20, às 17h, o Duo Flor de Cacau que contará uma versão própria e cheia de conteúdos extras de diversão para a fábula da “Galinha ruiva”, de Esopo.


Nesta versão a dupla de contadores de história narra a trajetória de uma galinha que quer reunir os ingredientes necessários para fazer um bolo de milho, incluindo o milho que ela mesma pretende plantar. “A fala dos animais nessa história é acumulativa, ou seja, forma versos de uma canção que vai se repetindo, uma rima que atravessa as falas e que vai ganhando significado no percurso. Além disso ser muito inspirador do ponto de vista da música, também é uma oportunidade de falar da importância da cooperação e da coletividade”, diz Cláudia Nascimento, um dos “cacaus” do duo.


FOTO: Duo Flor de Cacau - Lucas Rezende/BDB Cultural


Vestidos com um figurino que se parece ao dos chefes de cozinha, os contadores aproveitam essa repetição e essa história de trabalho conjunto para explicar a história das músicas de trabalho e apresentar algumas delas para a audiência. “Elas ditavam o ritmo de trabalho, da enxada, da peneira, e também eram uma forma de alívio do peso daquele trabalho duro. Por isso quisemos resgatar essa cultura popular para que possamos juntos refletir sobre a importância que atuar junto pode ter no nosso cotidiano”, completa Cláudia.


Após a apresentação das canções e da divertida leitura que fazem de “A galinha ruiva”, o duo de contadores ainda aproveita para ensinar as crianças a fazer uma dobradura de papel em formato de galinha e poder recontar a história em casa a sua maneira.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre o Duo Flor de Cacau

Parceria formada em 2018 pela contadora de histórias Cláudia Nascimento e pelo músico Cláudio Lopes, o Duo Flor de Cacau no ano passado se apresentou em eventos como a Feira do Livro Itinerante de Brasília e foi responsável por gravar vídeos de contação de histórias para os estudantes do DF durante o isolamento social de 2020. Em seu repertório, além de boas histórias, traz brinquedos cantados, rodas e cantigas que ajudam na preservação e divulgação das tradições culturais orais do Brasil.

Serviço:

BDB Cultural – Março de 2022

Contação de histórias com o Duo Flor de Cacau.

20/03, domingo, a partir das 17h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

73 visualizações0 comentário