top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Documentário de Vladimir Carvalho é exibido no Cine BDB


  • Sessão do curta-metragem “Vila Boa de Goiás (Cora Coralina)” (1974) será realizada no dia 27, às 13h30


FOTO: Cena do documentário - Reprodução

O Cine BDB apresenta em março uma sessão especial: uma homenagem a um ícone feita por outro ícone, o filme de Vladimir Carvalho sobre a vida e a vivência geográfica da escritora Cora Coralina. O curta-documentário "Vila Boa de Goiás (Cora Coralina)”, de 1974, será exibido no auditório da BDB no dia 27, segunda-feira, às 13h30.


O filme conta a história da antiga capital de Goiás, que foi chamada de Vila Boa e depois ficou conhecida como Goiás Velho. Em 19 minutos o filme consegue fazer um passeio pela história do local desde os bandeirantes até ser tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil.


O filme passeia pelos acervos dos museus, pela atividade econômica e pelas festas da Cidade de Goiás a partir de sua mais conhecida poeta, Cora Coralina. Os textos narrados durante o filme são de Cora Coralina, que foi entrevistada para a produção em um de seus últimos registros ainda em vida.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Vladimir Carvalho

Vladimir Carvalho é um cineasta e documentarista brasileiro, nascido em Itabaiana-PB e radicado em Brasília desde os anos 1970.  Conheceu Glauber Rocha e integrou o chamado movimento do Cinema Novo, sendo parte da vertente documentarista do movimento.  Em 1967, durante o Festival de Brasília reencontra seu colega de longa data, o fotógrafo Fernando Duarte, que lhe convida para continuar em Brasília com o objetivo de realizar o projeto do núcleo de produção de documentários do centro-oeste pela Universidade de Brasília. Vladimir torna-se então professor da Universidade de Brasília. Sua obra cinematográfica é constituída por documentários que totalizam 23 títulos e vários prêmios. Fundou, em Brasília, a Associação Brasileira de Documentaristas e em 1994 cria a Fundação Cinememória, que abriga todo o seu acervo. É irmão do também cineasta Walter Carvalho, de Lavoura arcaica (2001).

Serviço:

BDB Cultural – Março de 2023

“Cine BDB” apresenta a “Vila Boa de Goiás (Cora Coralina)” de Vladimir Carvalho.

27/03, segunda-feira, às 13h30 - Transmissão no auditório da BDB (506/507 Sul).

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page