top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Dia da Língua Portuguesa é celebrado enaltecendo sua diversidade

Os professores José Augusto Carvalho e Alexandra Rodrigues debatem os mistérios da língua no seu dia, 05, às 19h

FOTO: Professor José Augusto Carvalho - Acervo pessoal


O Dia da Língua Portuguesa é diverso até no calendário. Enquanto os portugueses o celebram no dia 10 de junho, em homenagem ao nascimento do poeta épico Luís de Camões — tido como fundador do nosso idioma —, o resto do mundo abraçou o dia 05 de maio, data proposta pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em 2009 e aceita pela UNESCO há apenas dois anos, em 2019. É nesta data, às 19h, que a BDB Cultural recebe uma mesa em homenagem à nossa língua, “Os mistérios da língua portuguesa” que contará com a participação dos professores José Augusto Carvalho (Brasil) e Alexandra Rodrigues (Portugal).

Professor de língua portuguesa há cinco décadas, José Augusto enaltece a importância de valorizarmos a diversidade em nosso idioma. “Ensinar a língua portuguesa em sua modalidade culta não é, como pretendem alguns linguistas, equivocadamente, substituir o dialeto do aluno pelo dialeto prestigioso, como se fosse uma pretensão de substituir a ‘fala do aluno’ por uma modalidade linguística única. O ensino da língua portuguesa visa a aquisição ou o aperfeiçoamento de um veículo de cultura necessário à expressão de pensamentos elaborados, ao mesmo tempo, é um instrumento de ascensão social”, defende ele.

O professor valoriza o respeito à trajetória do aluno, suas regionalidades, ao mesmo tempo em que enaltece a importância da padronização da língua: “que só assim é uma forma de comunicação eficaz entre todos os países de fala portuguesa”. José Augusto coincide, assim, totalmente com o que defende a professora Alexandra Rodrigues, sua colega de mesa. “A língua portuguesa é a quinta mais falada do mundo, mas é também falada em mundos muito diversos. Ela é falada na América do Sul, na Europa, na África, na Ásia... E com suas respectivas notáveis produções literárias”, diz ela.

“O Dia da Língua Portuguesa é uma forma de colocar em contato essas culturas muito distantes e muito diversas. Celebrar esse dia potencializa as conexões, as identidades. Significa que podemos aprender uns com os outros, com nossa cooperação, diversidade e fraternidade”, conclui a professora adiantando que vai tratar das aproximações e diversidades da língua portuguesa no contato que se constrói entre Brasil e Portugal.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

Alexandra Rodrigues é portuguesa, radicada em Brasília desde 1985. É psicóloga, professora e escritora. Trabalhou por quase 30 anos como docente na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Tem-se envolvido com as seguintes temáticas: escrita e subjetividade na formação docente, educação da sensibilidade e educação inovadora. Publicou O Nome das Coisas (2004, prosa poética) e Minha avó botou um ovo (2007, crônicas). Em 2021, ela publicará “Fragmentos d’escola” (poesia).

José Augusto Carvalho é mestre em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1975) e doutor em língua portuguesa pela Universidade de São Paulo (1979). Atualmente é professor da Universidade Federal do Espírito Santo atuando na formação de novos professores principalmente nos seguintes temas: discurso, morfossintaxe e articulação.

Serviço:

BDB Cultural – Maio de 2021

"Os mistérios da língua portuguesa” celebra o Dia da Língua Portuguesa com a participação dos professores José Augusto Carvalho e Alexandra Rodrigues.

05/05 - Transmissão no Facebook e no YouTube da BDB Cultural, às 19h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural


53 visualizações0 comentário
bottom of page