top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Curta sobre repentistas ocupa a BDB Cultural


  • Filme que narra as formações e inspirações de poetas populares entra em cartaz no próximo dia 24


FOTO: Reprodução/Poética Popular

A BDB Cultural põe em cartaz nas suas redes sociais o filme “Poética popular”, no próximo dia 24, sexta-feira, às 21h. Curta-metragem documental produzido nos anos 1970, o filme de Ipojuca Pontes apresenta a formação histórica e pessoal de alguns dos repentistas que então circulavam pelo interior do Nordeste atuando em feiras e praças de pequenas cidades.


Indo buscar as origens do repente desde a tradição dos trovadores europeus até as gestas de gado, o filme dedica maior parte de seu tempo a mostrar a rapidez, a criatividade e a riqueza das rimas de alguns destes artistas, mostrando que não devem nada às batalhas de rimas do hip-hop das nossas metrópoles atuais.



FOTO: Reprodução/Poética Popular


“Eu nasci foi pra cantar sete dias da semana, meu amigo eu compreendo, nessas horas eu me defendo é na natureza de rimar”, canta um dos repentistas não-identificados em uma das cenas do filme. A produção foi uma das primeiras dirigidas por Ipojuca Pontes, cineasta que concentrou sua produção nos anos 1970 e 1980, chegando a ter um de seus filmes, “Canudos” (1978), apresentado no Festival de Cannes.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Ipojuca Pontes

Cineasta, jornalista e gestor cultural, Ipojuca Pontes nasceu na Paraíba em 1942. Jornalista durante os anos 1960, passou a dedicar-se ao cinema nos anos 1970, produzindo uma série de documentários sobre episódios históricos e ícones da cultura nordestina. Seu filme “Canudos” representou o Brasil em Cannes em 1978. Em 1990 foi secretário nacional de cultura do governo do presidente Fernando Collor de Melo. Também atua como escritor e roteirista, seu último livro lançado foi “A manhã do barão” (2008) e o longa-metragem “Pedro Mico” (1985). Nos últimos anos, se tornou comentarista político.

Serviço:

BDB Cultural – Junho de 2022

Cine BDB exibe o documentário “Poética Popular” (1970) de Ipojuca Pontes.

24/06, sexta-feira, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

17 visualizações0 comentário
bottom of page