top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Curta sobre a paixão nacional pelo futebol em cartaz na BDB Cultural


  • Já em clima de Copa do Mundo, a iniciativa apresenta no dia 26, às 13h, um documentário que mostra como o futebol foi parar nas telonas do Brasil



FOTOS: Reprodução do filme "Cinema e futebol"

A Copa do Mundo de 2022 terá muitas novidades, incluindo a realização em novembro no Catar, mas há algumas que passam as décadas e não mudam. A primeira delas é a paixão nacional pelo futebol e a segunda é a população grudada nas televisões para ver as principais imagens do torneio. Futebol e audiovisual são coisas que caminham juntas, como mostra o documentário que a BDB Cultural exibirá no “Cine BDB” em agosto, no dia 26, às 13h, no auditório da BDB (506/507 Sul).


“Cinema e futebol” é um filme de 50 minutos dirigido em 1980 por Tininho Fonseca, uma de suas poucas atuações como cineasta depois de uma exitosa carreira de produção. O filme recupera a história de como o cinema retratou em suas imagens o esporte que é paixão nacional.


Além de olhar para a história trazendo, por exemplo, as primeiras filmagens em 1908, de um jogo Brasil x Argentina, o filme é uma peça histórica em si, já que ao ser produzido há 40 anos revela também em sua linguagem um pouco da história que quer contar. Para o espectador do presente, ver “Cinema e futebol” é invariavelmente pensar como seria uma continuação de tal documentário se fosse produzido nos anos atuais com uma abundância de material em vídeo sobre o cinema.



Entre as pérolas históricas que o documentário traz, estão ainda as filmagens dos primeiros jogos do Fluminense realizados na década de 1920, trechos de documentários produzidos nos anos 1960 sobre Garrincha e Pelé e depoimentos de famosos da indústria do entretenimento que eram torcedores apaixonados como Nelson Rodrigues e Alex Viany.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Tininho Fonseca

Tininho Fonseca é um produtor e diretor de cinema. Carioca nascido em 1938, começou como assistente de produção em “O grande gozador” (1970), de Victor Di Mello. Foi assistente de Nelson Pereira dos Santos em “Quem é Beta” (1972) antes de passar à direção de produção de filmes como “As aventuras amorosas de um padeiro” (1975), de Waldir Onofre, “Tenda dos milagres” (1977), de Nelson Pereira do Santos, e “A dama do lotação” (1978), de Neville D'Almeida. Entre 1977 e 1989 desempenhou diversas funções nos quadros da extinta Embrafilme.

Serviço:

BDB Cultural – Agosto de 2022

“Cine BDB” com o filme “Cinema e Futebol” de Tininho Fonseca (1980).

26/08, sexta-feira, às 13h- Transmissão no auditório da BDB (506/507 Sul).

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

9 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page