top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Curta sobre a Independência do Brasil entra em cartaz na BDB Cultural


  • Filme de Eduardo Leone narra a importância de José Bonifácio no movimento independentista do Brasil


FOTO: Filme é feito com base em pinturas de personagens históricos - Reprodução/filme


Neste ano é celebrado o bicentenário da independência do Brasil. Entre as comemorações que começam a aparecer, não faltam referências à histórica declaração de Dom Pedro às margens do Ipiranga, mas são muitos os personagens que foram essenciais para a interrupção do sistema que mantinha o país como uma colônia portuguesa.


Entre essas figuras, uma se destaca com o apelido de “patriarca da Independência”, que é José Bonifácio. Para contar a história deste político paulista e como parte das atividades de celebração da BDB Cultural dos 200 anos desta data histórica, a iniciativa exibe em suas redes sociais no próximo dia 29, sexta-feira, às 21h o curta-metragem “José Bonifácio e a Independência” (1973).


O filme documentário com direção de Eduardo Leone conta de maneira muito didática e breve a formação política de José Bonifácio e como ele se tornou não só o mais influente dos irmãos Andrada, família que foi centro das atenções da política nacional na formação do Império, como também foi um personagem essencial da política nacional nas primeiras décadas do país.

O filme de 1973 apresenta uma biografia de José Bonifácio com pinturas e fotos da época sobrepostas a imagens de lugares históricos do país como eram nos anos 1970. Em seus 13 minutos de duração, o curta focaliza como foram tornando-se cada vez mais sólidas suas relações com a família Imperial e daí toda sua participação na Independência do Brasil.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Eduardo Leone

Figura central dos bastidores do cinema brasileiro entre os anos 1970 e 1990, foi um diretor, fotógrafo e montador de filmes. Trabalhou muito próximo do documentarista Vladmir Carvalho, tendo assinado montagens e edições de alguns de seus principais sucessos como “Vestibular 70” (1970). Foi um dos primeiros alunos a se formar na Escola de Comunicação da USP, instituição em que posteriormente lecionou. Morreu no ano 2000.

Serviço:

BDB Cultural – Abril de 2022

Cine BDB exibe o documentário “José Bonifácio e a Independência” (1973) de Eduardo Leone.

29/04, sexta-feira, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

18 visualizações0 comentário
bottom of page