Buscar
  • BDB Cultural

Curso on-line ensina fundamentos do cordel na BDB Cultural

Atualizado: Set 15


  • Marco Haurélio, um dos maiores especialistas em cordéis do país, leva os alunos em um caminho da leitura à produção em um curso de três dias

FOTO: Marco Haurélio - Acervo pessoal

“A memória auditiva é um ingrediente chave”, diz Marco Haurélio, quando perguntado da receita de um bom cordel. Para ele, o cordel nasce das histórias que o poeta ouviu serem contadas e por isso consegue se aproximar da fala, do vocabulário popular, sem perder o impacto de serem universais. “As melhores histórias de cordel usam uma linguagem muito próxima para tratar daquilo que há de mais profundo na alma humana”, resume o professor e escritor.

Claro que mesclar estas duas instâncias, a regionalidade e a universalidade, é um desafio, mas os frequentadores da BDB Cultural contarão com uma ajuda poderosa para criarem seus cordéis. O próprio Marco Haurélio, um dos maiores especialistas no assunto, dará uma oficina na agenda da iniciativa para ajudar o público a criar. As aulas serão de 27 a 29 de setembro, de segunda a quarta, a partir das 19h. O curso é gratuito e on-line.

A "Oficina de cordel” será ofertada usando a plataforma de reuniões Zoom e as inscrições, livres para o público, ficam abertas até 26 de setembro, domingo, ou até as 30 vagas disponibilizadas serem preenchidas. A seleção será por ordem de preenchimento do formulário disponível no link https://www.sympla.com.br/oficina-fundamentos-do-cordel__1343489 . Um certificado de participação será dado àqueles que acompanharem o curso inteiro. Para acompanhar as aulas é preciso ter uma conexão estável de internet, ter o aplicativo do Zoom baixado.


"A nossa oficina vai ser uma versão resumida da trajetória de um escritor. O começo é como ouvinte, depois é leitor, depois é autor. A primeira coisa que a gente tem que fazer quando quer escrever cordéis é conhecer alguns textos clássicos, saber a história deste gênero, especialmente no Nordeste, e também as suas transformações. Nunca entro com a parte formal, a estrutura, o verso, quero primeiro encantar os alunos. Os aspectos morfológicos vem depois. O que encantou os fãs do cordel, de Tom Zé a Luiz Gonzaga, de Zé Ramalho a Belchior, sempre foi a música das palavras”, conclui Marco Haurélio.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Marco Haurélio

Marco Haurélio é escritor, professor, pesquisador da tradição oral brasileira e colecionador de histórias e cantigas. Já publicou cerca de 80 obras. Ele atuou como consultor e autor dos cordéis da telenovela Velho Chico, da Rede Globo. No campo da cultura popular, em especial o da tradição oral, segue os passos de estudiosos como Luís da Câmara Cascudo, Sílvio Romero, Lindolfo Gomes e Ruth Guimarães, sendo responsável pela recolha de mais de duas centenas de contos populares, em sua maioria já catalogados e registrados em publicações como Contos e Fábulas do Brasil, Contos Folclóricos Brasileiros, O Príncipe Teiú e Outros Contos Brasileiros e Vozes da Tradição.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2021

Oficina de escrita de cordel recebe o escritor e especialista em folclore nacional Marco Haurélio.

27 a 29/09, segunda a quarta - Aula exclusiva para inscritos, transmitida por Zoom, às 19h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

173 visualizações0 comentário