top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Conversa aponta makerspaces como futuro da biblioteca


  • Bate-papo com especialista espanhol neste assunto será a comemoração do Dia do Bibliotecário nas redes sociais da BDB Cultural no dia 11


FOTO: Julio Alonso Arevalo - Acervo pessoal


Já imaginou ir à biblioteca para pedir emprestado não um livro, mas um martelo? Quem sabe um scanner, uma impressora 3D? O oferecimento deste tipo de maquinário para criar conhecimento com as mãos, não com a cabeça, é o coração da transformação de bibliotecas em “makerspaces”, tema que o professor espanhol Julio Alonso Arévalo dedicou a vida a pesquisar.

Ele explica as vantagens de começar a pensar as bibliotecas como estes espaços de invenção e criatividade e como fazê-lo de forma simples nas redes sociais da BDB Cultural no próximo dia 11, às 21h. A atividade é uma comemoração da iniciativa para o Dia do Bibliotecário, que será celebrado no dia 12, no sábado.

“Ao se diversificar e oferecer outros serviços, a biblioteca se aproxima do usuário e ajuda a desenvolver talentos. Como podemos saber que soluções criativas uma impressora 3D poderia gerar nas mãos das pessoas se esse equipamento não está disponível, se não há oportunidade?”, pergunta o professor.

Com mediação de Emir Suaiden, diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, a conversa apontou caminhos para fazer uma transformação efetiva e barata das bibliotecas para “makerspaces” mostrando que a chave não está em gastar muito em equipamentos, mas mudar de pensamento.

“O bate-papo com Julio teve o nível de uma aula de pós-graduação. Ele esclarece a importância de pensarmos as bibliotecas como makerspaces, que é uma coisa que temos muita vontade de implementar em várias bibliotecas do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e as falas de Julio servem como uma orientação neste sentido”, afirma Emir.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Julio Alonso Arévalo

Bibliotecário da Faculdade de Tradução da Universidade de Salamanca e ex-membro do Grupo de Pesquisa E-LECTRA. Criador e editor do repositório E-LIS com mais de 80 artigos científicos publicados em revistas científicas e 12 livros, entre eles “Makerspaces e bibliotecas”, de 2018, e “Makerspaces. Espaços criativos em bibliotecas: criação, planejamento e programação de atividades”, de 2019. Criador e gerente do blog Universo Aberto, é diretor do programa “Biblioteca Rádio Planeta” que tem mais de 250 mil seguidores em diferentes grupos profissionais do Facebook.

Serviço:

BDB Cultural – Março de 2022

“Makerspaces em Bibliotecas” com Julio Alonso Arévalo.

11/03, sexta, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

28 visualizações0 comentário
bottom of page