top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Contação de histórias trabalha defesas contra o abuso infantil

Atualizado: 13 de jul. de 2021


  • Andrea Viviana Taubman, autora do livro “Não me toca, seu boboca!” apresenta a história nas redes sociais da BDB Cultural no dia 18, domingo, às 17h


FOTO: Andrea Viviana Taubman - Jean Yoshii - Divulgação


Existem assuntos difíceis de se explicar a uma criança, talvez até por ser difícil para os próprios adultos encarar a realidade da violência, da morte e do sofrimento. Evitar falar, porém, pode acabar expondo as crianças a riscos, como aponta Andrea Viviana Taubman, autora do livro Não me toca, seu boboca! (2017) que aborda um assunto particularmente espinhoso: o abuso sexual infantil. Taubman, que desenvolveu outros 16 livros infantis, vários dedicados a estes temas difíceis, fará uma contação de histórias no dia 18, domingo, às 17h, nas redes sociais da BDB Cultural. Ela abordará o assédio de forma que as crianças entendam sua gravidade e possam se defender de exposições a ele.


“Há, evidentemente, questões que dizem respeito exclusivamente aos adultos e que não devem, ou não deveriam, perpassar a infância. Contudo, creio que todo assunto que tangencia a vida das crianças merece ser tratado, desde que seja com linguagem adequada a cada fase do desenvolvimento. Abordo na minha literatura, além da questão do abuso sexual, por exemplo, o capacitismo, o luto na infância, as relações abusivas... São assuntos duros, mas que estão na vida das crianças e que muitas vezes os adultos responsáveis têm grandes dificuldades para conversar abertamente. Por meio das histórias, podemos abrir esses diálogos mais sensíveis”, diz a autora.

Franqueza e abertura

Além da experiência traumática de ser exposta a um destes temas, as crianças que não são orientadas, de acordo com Taubman, não esquecem simplesmente daquele tema. “Elas acabam buscando essas respostas em outros lugares ou com outras pessoas. E isso pode não ser o melhor para elas”, aponta. Por isso, é preciso que iniciativas abram espaço para este diálogo, sempre se preocupando, porém, com a linguagem que será usada. “A mescla de franqueza e respeito é muito difícil, mas absolutamente necessária. Faço um exercício empático, me perguntando: como eu gostaria de ter conversado sobre isso com alguém quando eu era criança ou quando meus filhos eram crianças? A partir desse exercício, escrevo minhas histórias para falar sobre assuntos sensíveis com a máxima delicadeza sem deixar de dizer o necessário, mas, ao mesmo tempo, oferecendo um colo capaz de acolher a angústia”, completa ela.


Claro que com um tema desta gravidade, todos os pais preferem prevenir e a pandemia revelou uma interessante possibilidade para as contações de história de Andrea Taubman. Ao serem disponibilizadas em vídeo e de forma gratuita, elas estão chegando a mais pessoas e possibilitando chegar a mais pessoas, de tal forma que amplia-se o caráter, ao mesmo tempo, lúdico e informativo da obra. “Arriscaria a dizer que, se não fosse por esta contingência, talvez não tivesse a oportunidade de receber tantos relatos como venho recebendo desde o início da pandemia”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Andrea Viviana Taubman

Andrea Viviana Taubman é escritora, palestrante, tradutora, contadora de histórias e locutora bilíngue. Integra a Academia Teresopolitana de Letras. Tem 17 livros publicados que abordam, principalmente, temas sensíveis como deficiências, luto e abuso sexual na infância, causa central para a trama do livro Não me toca, seu boboca! (2017) e da Campanha Ninguém Mexe Comigo, da qual ela faz parte, ambos vencedores do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. É curadora do clube de assinaturas de livros infantis Literi – Literatura & psique, voltado para o socioemocional e conselheira profissional da Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas - Reunida.

Serviço:

BDB Cultural – Julho de 2021

Contação de Histórias com a escritora Andrea Viviana Taubmann, autora do livro Não me toca, seu boboca (2017).

18/7 - Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 17h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

38 visualizações0 comentário
bottom of page