Buscar
  • BDB Cultural

Contação de história traz clássico que reflete sobre raça e amizade


  • Nyedja Gennari apresenta versão de história de Ruth Rocha no domingo, dia 12



FOTO: Nyedja Gennari - Lucas Rezende/BDB Cultural

Nada na história que vocês irão ouvir é exatamente como se espera. Embora sejam dois meninos de idade parecida e “vizinhos”, Ioiô e Matias vivem realidades completamente opostas. O primeiro é um menino branco, com uma vida confortável, e o segundo é um garoto negro escravizado que designado para fazer companhia a ele.


Em dois universos tão distintos, uma amizade inesperada surge em “O Amigo do Rei”, um livro da premiada escritora Ruth Rocha, e que será contado para o público da BDB Cultural no próximo domingo, dia 12, na voz de uma figura já conhecida da iniciativa: Nyedja Gennari.


Ela, que inaugurou a agenda da BDB Cultural contando as histórias de Brasília e da própria biblioteca, sempre atrai muita atenção nos canais oficiais da iniciativa quando retorna para mais uma participação na agenda. Desta vez, ela o faz com uma história delicada, com foco total no público infantil, mas que não deixa de revelar como as limitações e injustiças de um sistema racista não impediram que houvesse espaço para a resistência e para o sonho.


“Eu gosto muito de pensar nessa história a partir da própria introdução do livro que diz que eles não podiam ser amigos, mas que para as crianças o que manda é o coração. Acho que não há melhor resumo para essa trama que é uma valorização da amizade”, afirma a contadora.


“O Amigo do Rei” mostra como a imaginação cumpre uma função transformadora desde seu título: sem fazer muito spoiler, na trama Matias é que é o Rei, “lá na nossa terra, meu pai era rei e meu dia ainda vai chegar”, diz ele. Essa história nos faz ver como a força de vontade e a amizade podem superar até as mais duras repressões.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Nyedja Gennari

Nyedja Gennari foi a primeira artista a apresentar-se na iniciativa BDB Cultural. É contadora de histórias, professora e escritora. Como autora, lançou em 2020 o livro infantil “O Mundo Azul de Samuel”, uma produção inspirada em sua própria trajetória como professora e os contatos que teve com estudantes autistas. Além de seus projetos como escritora, a artista é reconhecida por sua capacidade de transformar a trajetória de pessoas e de empresas em narrativas repletas de encantamento. Ela já protagonizou contações especiais na Marinha do Brasil, na Caixa Econômica Federal, na joalheria Tiffany & Co, em homenagem aos 210 anos da Chegada da família Real ao Brasil, no aniversário de artistas e celebridades, entre muitas outras. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), Nyedja Gennari é formada em Ciências da Educação, tem especialização em Literatura Infantil e pós-graduação em Educação Infantil.

Serviço:

BDB Cultural – Junho de 2022

Contação de histórias com Nyedja Gennari.

12/06, domingo, a partir das 17h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo