top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

“conSerto” do UdiGrudi ocupa a BDB Cultural

Atualizado: 27 de set. de 2021


  • Espetáculo que usa instrumentos criados de materiais reciclados como canos de PVC e garrafas PET será apresentado na BDB Cultural no dia 26, domingo, às 17h


FOTO: Circo Teatro UdiGrudi - Lucas Rezende/BDB Cultural



Com que linguagem nosso lixo fala conosco? Para o pessoal do Circo Teatro UdiGrudi, os materiais falam através da música com uma transformação do que um dia foi descarte em instrumento musical. O espetáculo cênico musical “conSerto” reúne em um único show o repertório das peças do Udigrudi, e mais algumas músicas escolhidas especialmente para cada apresentação. A edição especialmente feita para a BDB Cultural, que inclui trechos de “O cano” como diferencial, será apresentada nas redes sociais da iniciativa no domingo, dia 26, às 17h.


“Além da inclusão de um trecho de ‘O Cano’, essa edição também foi diferente por não contar com atores convidados. Em cena seremos apenas eu e o Márcio [Vieira]”, afirma Luciano Porto, cofundador do grupo. Mesmo depois de décadas se apresentando juntos, eles garantem que a diversão em cena segue na mesma intensidade.


FOTO: Circo Teatro UdiGrudi - Lucas Rezende/BDB Cultural

A apresentação de “conSerto” inclui músicas como “Luar do Sertão”, “Bluemoon”, "La Cucaracha”, “Take Five”, entre outras. O destaque, porém, fica mesmo com os instrumentos musicais nada convencionais que são usados para dar vida a essas canções.


O público vai poder ouvir o pancorde – instrumento de canos de PVC organizados como uma sanfona; A aslata – feito de latas de tinta afinadas; O baron – garrafas PET afinadas com pressão; e o ladrilhê – marimba feita de ladrilhos, e vários outros feitos de sucata ou materiais alternativos. Os instrumentos são frutos da pesquisa de Márcio Vieira que há mais de trinta anos utiliza esses materiais para obter sonoridades e timbres inusitados.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre o Circo Teatro Udi Grudi

O Circo Teatro Udigrudi foi fundado em Brasília, em 1982, e já percorreu 16 países, e quase todos os estados brasileiros, com seus espetáculos que mesclam humor e música, duas linguagens universais, que o Udigrudi domina muito bem. Integram o elenco Márcio Vieira, Luciano Porto e atores convidados.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2021

O célebre grupo teatral UdiGrudi apresenta seu espetáculo “conSerto”, uma comédia-musical em que os atores criam instrumentos e exploram suas sonoridades.

26/9- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 17h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

52 visualizações0 comentário
bottom of page