top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Com foco nas mulheres, BDB Cultural apresentará 12 eventos on-line em março


Mesas de debate e cursos compõem o grosso da programação especial pensada para um mês de maior isolamento social


A equidade de gênero que propõe o Dia Internacional da Mulher é o grande tema do mês de março na programação da iniciativa BDB Cultural. A combinação de diagnósticos do presente e propostas para o futuro que são trazidas pela data extrapolará o dia e será o centro da programação de todo este mês. Quatro das 12 atividades da programação, por exemplo, serão mesas de debate estudando as relações entre mulher e cultura, sempre a partir de pontos de vista diversos.

Sempre gratuita, programação da BDB Cultural apresentará um total de 12 eventos on-line em março, incluindo ainda uma programação especial no Dia da Poesia, que se celebra no dia 21. O coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares, ressalta a importância de manter este calendário de homenagens mesmo em um mês de muitas dificuldades causadas pela pandemia.

“Com o avanço da pandemia, fomos obrigados a adiar algumas atividades que estávamos antevendo. Embora desde o seu lançamento, em janeiro deste ano, a iniciativa tenha exibido seus eventos apenas digitalmente, muitos deles eram gravados no interior da Biblioteca Demonstrativa e tiveram de ser suspensos para não expor funcionários e convidados a risco. É importante em um momento como este, que todos façam sua parte, mas que a cultura continue presente no cotidiano das pessoas, servindo como uma expansão de fronteiras para a consciência mesmo quando o isolamento é mandatório”, diz Linhares.

Toda a programação produzida pela BDB Cultural é gratuita e os eventos realizados pela iniciativa contam com recursos de acessibilidade como interpretação em libras. Acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural ) da iniciativa. Confira abaixo os destaques da agenda deste mês e também o calendário completo com cada uma das atividades.


Destaque da agenda


O Dia Internacional da Mulher se estende por toda a programação do mês, especialmente nas quatro mesas de debate que serão realizadas na agenda. Destas, destacamos três: no próprio dia 8 a BDB Cultural realiza o evento “Mulheres empoderadas: diferentes visões, diferentes versões”. Reunindo mulheres de sucesso em diferentes âmbitos profissionais, todas radicadas em Brasília, a mesa contará com a rapper Rebeca Realeza; a professora da UnB Sonia Marise; e a diretora do IBICT, Cecília Leite.

Já no dia 24, ainda na agenda especial do dia da Mulher, outro debate faz uma ponte entre a literatura e o feminino através da literatura “young adult”, um termo em inglês cunhado para designar a literatura feita especialmente para adolescentes e mulheres jovens, mas que se expandiu a partir dos sucessos editorias que tinham essa linha no mercado americano. A mesa terá a participação de três escritoras de renome que se comunicam com este público no Brasil: Taty Azevedo, Priscila Castro e Marina de Oliveira.

Ainda lembrando o mês da mulher, mas também o Dia da Poesia, comemorado no próximo dia 21, a BDB Cultural terá um encontro especial com três mulheres poetas de Brasília que discutem seu fazer poético e compartilham textos. Participam do evento Noélia Ribeiro, Raquel Naveira e Amneres Santiago.


Sobre a BDB Cultural


A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.


Agenda completa de março


As atividades preparadas para março começam no dia 05, sexta, às 19h, já com uma atividade focada no mês da mulher. Será apresentada uma mesa de literatura com o tema “Mulheres e sua função chave na leitura dos filhos”. O evento terá participações das escritoras Verônica Vicenza e Débora Bianca, além da livreira Vanessa Telles, que criou uma livraria voltada especialmente para o público infantil.

No dia 06, sábado, às 10h, estreia um novo curso de violão na programação da BDB Cultural. Voltadas aos “Ritmos Latinos”, as aulas com o professor Gabriel Paes seguem no sábado seguinte, dia 13, completando 8h de curso. Todas as atividades formativas da programação, cursos e oficinas, são gratuitas e entregam certificados de participação.

A segunda semana de março terá atividades todos os dias. No domingo, dia 07, às 17h, teremos uma contação de histórias com o Duo Flor de Cacau. Para a apresentação na BDB Cultural, a dupla formada por Cláudia Nascimento e Cláudio Lopes — os “cacaus” — faz uma versão musicada do livro Fofoca reversa (2019), de Nyedja Gennari, escritora e contadora de histórias que se apresentou na estreia da BDB Cultural.

A programação continua na segunda-feira, dia 08, Dia Internacional da Mulher, expandindo a agenda de mesas de debates com a vivência feminina como ponto central. A mesa “Mulheres empoderadas: diferentes visões, diferentes versões”, às 19h, reúne mulheres que alcançaram o êxito pessoal e profissional em diferentes carreiras para falar de autoaceitação e sucesso. A mesa contará com a presença da rapper Rebeca Realeza; da professora da UnB Sonia Marise; e da diretora do IBICT, Cecília Leite.

A série de eventos segue ininterrupta no dia 09, terça-feira, às 19h, com o “Encontro Terapêutico” com o professor de psicologia da UnB e especialista em Felicidade, Wander Pereira. Ele, que participou da estreia desta programação de autoconhecimento em fevereiro, volta ao calendário da BDB Cultural para falar sobre relacionamentos amorosos em tempos de pandemia.

Na quarta-feira, dia 10, às 19h, e também na quinta, mesmo horário, a BDB Cultural realiza uma oficina de redação para concursos e vestibulares com a professora Patrícia Daniele. A atividade, assim como todas as oficinas e cursos, são exclusivas para inscritos previamente.

Já na terça-feira, dia 16, às 19h, a BDB terá a terceira mesa de debate voltada ao Mês da Mulher. Nesta programação, será tema a relação entre escritoras e o tema do sagrado feminino, sucesso editorial a partir do best-seller Mulheres Que Correm Com Os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés. O evento contará com as participações da escritora e editora Livia Borges, além das autoras Daniela Migliari e Adriana Kortlandt.

No dia 20, sábado, às 10h, teremos o segundo e último curso de violão gratuito da programação de março. Reunindo estudantes sob o tema “Brasil em ritmos”, o professor Emanuel Camarão fará um curso de 8h de duração, seguindo também até o sábado seguinte, dia 27, no mesmo horário.

No dia 21, domingo, às 17h, justamente no Dia da Poesia, a programação terá um ciclo de debates e de leituras de textos com a participação de poetas de Brasília, em especial mulheres poetas. A ideia é juntar autoras da cidade para um mix de sarau e conversa. O evento contará com a participação de Noélia Ribeiro, Raquel Naveira e Amneres Santiago.

Na quarta-feira, dia 24, às 19h, outro evento de destaque da programação. A BDB Cultural recebe um debate sobre a literatura “young adult”, feita especialmente para adolescentes, e as expansões deste universo, que ganhou destaque nos EUA, mas hoje é sucesso no Brasil. A mesa, a última das quatro focadas no Dia Internacional da Mulher, terá as participações de jovens representantes do gênero: Marina de Oliveira, Taty Azevedo e Priscila Castro.

No domingo, dia 28, às 17h, a programação de uma nova semana começa com uma apresentação teatral com o grupo Mamulengo Fuzuê de teatro de bonecos. As histórias e a estética dos bonecos do grupo são conhecidas pelo diálogo que fazem entre as artes tradicionais brasileiras e o público, especialmente o infantil.

No encerramento do mês, na terça-feira, dia 30, às 19h, a iniciativa recebe uma palestra com o professor Airton Dutra de Farias, diretor do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais do DF, única escola pública voltada exclusivamente para a formação acadêmica de pessoas com deficiência visual, e que vai discutir o tema “Cidadania plena”, ou o que falta para chegar até ela, entre as pessoas com deficiência.


Serviço


Confira a programação resumida abaixo. Os itens destacados em azul são os que acreditamos que podem chamar mais atenção dos colegas da imprensa. Todas as atividades são virtuais, gratuitas e serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. As informações de cada uma serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br , e para a imprensa (solicite sua integração ao nosso mailing). Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos contam com interpretação em libras:


• 05/03, 19h = Mesa de debate de literatura com o tema “Mulheres e sua função chave na leitura dos filhos”. Participações das escritoras Verônica Vicenza, Débora Bianca e da livreira Vanessa Telles.

• 06/03, 10h = Estreia o curso de violão “Ritmos Latinos” com o professor Gabriel Paes. Aulas seguem no dia 13/03.

• 07/03, 17h = Contação de histórias com o Duo Flor de Cacau.

• 08/03, 19h = Programação especial do Dia Internacional da Mulher terá a mesa “Mulheres empoderadas: diferentes visões, diferentes versões” com a rapper Rebeca Realeza; a professora da UnB Sonia Marise; a diretora do IBICT, Cecília Leite.

• 09/03, 19h = “Encontro Terapêutico” com o professor de psicologia da UnB e especialista em Felicidade, Wander Pereira, que falará sobre relacionamentos amorosos em tempos de pandemia.

• 10/03, 19h = Oficina de redação para concursos e vestibulares com a professora Patrícia Daniele. Atividade que segue no dia 11/02, mesmo horário.

• 16/03, 19h = Mesa de debate sobre “O sagrado feminino na literatura”. Participações da escritora e editora Livia Borges, das autoras Daniela Migliari e Adriana Kortlandt.

• 20/03, 10h = Novo curso de violão na programação com o tema “Brasil em ritmos”, com o professor Emanuel Camarão. A atividade continua no dia 27/03, mesmo horário.

• 21/03, 17h = Mesa redonda em comemoração ao Dia da Poesia com participação e leitura de poemas com mulheres poetas de Brasília. Participam do evento Noélia Ribeiro, Raquel Naveira e Amneres Santiago.

• 24/03, 19h = Debate sobre a literatura “young adult”, feita especialmente com foco nas adolescentes, e as expansões deste universo. Com as participações das escritoras Marina de Oliveira, Priscila Castro e Taty Azevedo.

• 28/03, 17h = Apresentação teatral com o grupo Mamulengo Fuzuê.

• 30/03, 19h = Palestra com o professor Airton Dutra de Farias, diretor do centro de ensino especial de deficientes visuais do DF, com o tema “Cidadania plena”.

10 visualizações0 comentário
bottom of page