Buscar
  • BDB Cultural

Cine BDB recebe o curta “Ratão” de Santiago Dellape


  • Filme infantil que mistura ação e fantasia em cenários brasilienses será exibido no dia 08, às 21h, nas redes socias da BDB Cultural

FOTO: Mateus Palmieri em "Ratão" - Divulgação


Que criança nunca se imaginou em um cenário de filme, vivendo as aventuras que via pela TV? O curta-metragem “Ratão” (2010), de Santiago Dellape, brinca com esse imaginário ao retratar a vida de Goma, um garoto que não consegue conter sua imaginação e acaba se envolvendo em perigos graves e bastante cômicos ao colocar o nariz onde não era chamado. Este filme é a produção em cartaz na sessão do “Cine BDB” deste mês, dentro da programação da BDB Cultural. A transmissão será nas redes sociais da iniciativa no dia 08, às 21h.


“Esse é meu filme preferido de todos os que eu já fiz”, diz o diretor. “Ratão é o meu xodó. Não é perfeito, mas é o tipo de filme que eu veria repetidas vezes, por vários motivos. Mostra um escapismo interessante pela fantasia de um cotidiano tedioso. Tem a preciosa presença do Andrade Júnior, um grande ator brasiliense que nos deixou em 2019. É um filme muito ousado, com pouco recurso a gente contratou dublês de fora, criou cenas de ação. Não é pretencioso, mas é divertido e acho que por isso ganhou o Prêmio do Juri Popular do Festival de Gramado, a maior honraria que eu já recebi”, diz o diretor.


“Hoje em dia acho que é um filme que poderia ser taxado de cringe. Embora seja um filme feito pensando em crianças, os pais que vão entender melhor as referências inspiradas em filmes clássicos da Sessão da Tarde como Aventureiros do Bairro Proibido, Curtindo a Vida Adoidado e, especialmente, Os Goonies. É um filme que é duplamente nostálgico atualmente: já tinha um tom nostálgico quando foi produzido e agora, mais de 10 anos depois da estreia, o próprio filme acabou se envolvendo em uma nostalgia”, conclui Santiago.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre o filme

Goma ajuda o tio a vender CDs piratas na Feira do Paraguai, em Brasília. Enquanto o tio busca iluminação espiritual, o garoto se envolve com a máfia japonesa que controla a feira.

Sobre Santiago Dellape

FOTO: Santiago Dellape - Divulgação

Santiago Dellape é formado em Audiovisual e Jornalismo pela UnB, com estudos em Direção de Cinema e TV pela UCLA. Dirigiu, produziu e escreveu o longa-metragem “A Repartição do Tempo” (2016), premiado no 37º Fantasporto (Portugal); o telefilme “Meio Expediente” (2017), transmitido pela Globo Internacional para mais de 70 países; e seis curtas, dos quais se destacam “Nada Consta” (2006) e “Ratão” (2010), premiados em Brasília e Gramado. Mestrando em Artes Cênicas na UnB com previsão de conclusão em 2022..

Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2021

Cineclube “Cine BDB” exibe o curta de ficção “Ratão” de Santiago Dellape.

08/10- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

19 visualizações0 comentário