top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

“Cine BDB” apresenta o curta “João e o Pé de Feijão”


  • Adaptação para teatro de bonecos do clássico da literatura será apresentado nas redes sociais da BDB Cultural


FOTO: Reprodução de cena do curta


O “Cine BDB”, evento que mensalmente ocupa as redes da BDB Cultural com atrações de audiovisual, apresentará em janeiro uma produção especial: o curta “João e o Pé de Feijão”, adaptação do clássico conto popular, mas representado através do teatro de bonecos e com uma forte influência da cultura nordestina. A exibição será no dia 28, sexta-feira, às 21h.


A produção brasiliense foi rodada em 2018 e tem direção e cinegrafia de Tistá Filintro, cineasta que ao longo de 2020 foi curador da programação de audiovisual da agenda da BDB Cultural. “Para mim é uma honra que logo ao fim do meu ciclo dentro do projeto seja feito esse encerramento com uma produção que eu registrei e que tem participação do grande elenco da Voar Arte para Infância”, afirma.


O curta-metragem de aproximadamente 16 minutos conta ainda com a luxuosa trilha sonora original do repentista Valdenor de Almeida e de uma série de artistas e de profissionais técnicos radicados em Brasília.


O filme apresenta a história de João, um menino que, movido pela curiosidade, fantasia e astúcia de toda criança, vence o gigante e acaba com a fome e a aridez do lugar onde mora, mudando seu destino e de sua família. Um conto popular rico em simbolismo, uma aventura fantástica e de elementos mágicos: a semente que brota até o céu, a galinha dos ovos de ouro, o terrível gigante, a harpa encantada, tudo isso encenado com o encanto do teatro de bonecos.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Tistá Filintro

Tistá Filintro é cineasta, produtor, artista plástico, compositor, ator e roteirista. Nascido em Porangatu, radicou-se em Brasília. É um dos maiores apoiadores da sétima arte na região administrativa do Gama-DF. Fundador da produtora Stellar Filmes, foi curador de audiovisual da BDB Cultural durante o ano de 2021, função que deixou no ínicio deste ano.

Serviço:

BDB Cultural – Janeiro de 2022

“Cine BDB” com exibição do filme “João e o pé de feijão” (2018), um filme de teatro de bonecos da Voar Arte para Infância.

28/01, sexta-feira, a partir das 21h - Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

12 visualizações0 comentário
bottom of page