top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Chico de Assis vence categoria "repente" do Festival da BDB Cultural

  • "Pensei um uma homenagem usando uma das estruturas mais complexas e belas da cantoria", diz


FOTO: Chico de Assis - Acervo pessoal


O repentista Chico de Assis venceu o Festival de Poesia Cantada BDB- Carlos Drummond de Andrade. Ele será premiado com o troféu de sua categoria neste dia 16. Seu improviso baseado na obra do poeta mineiro foi considerado pelo júri técnico a melhor peça de repente do prêmio.


Para cada premiação, a iniciativa dará R$ 2 mil, um troféu exclusivo, além da oportunidade de se apresentar no evento de premiação que encerra a jornada do festival. "Decidi fazer um galope beira-mar, que é uma estrutura de cantoria em que as estrofes têm 10 versos e cada um tem 10 sílabas poéticas. É uma das modalidades mais diferentes e complexas de cantoria e está costurada sempre por rimas com mar nos sétimos e oitavos versos de cada estrofe, por isso tem esse nome", resume o cantador.


No caso de Chico, a própria biografia de Carlos Drummond de Andrade dá o tom da canção. "Fiz a letra segundo vários tópicos da vida do poeta que eu fui estudando. Não quis me dedicar a uma só obra dele, mas tentar um olhar abrangente sobre tudo que ele fez e produziu", diz. Ouça a poesia cantada dele e dos demais finalistas por meio do link https://drive.google.com/drive/folders/1UuLXrK4A4EiQrbLf9CFDmgxBj4JSDUXg (categoria repente).


As canções  foram inspiradas na poesia do escritor Carlos Drummond de Andrade. O poeta mineiro, nascido há 120 anos, foi um dos maiores nomes da literatura brasileira no século 20 e tinha a capacidade de juntar admiradores tanto entre os eruditos da literatura como entre a população em geral, motivo pelo qual foi escolhido para ser a ponte entre os trabalhos autorais inéditos.


Júri técnico

Anna Moura foi a jurada de Rap. Ela é cantora, rapper, compositora, instrumentista, atriz, poeta e arte-educadora. Anna venceu o concurso de música autoral Brasília Independente 2022 (Rede Globo).


Messias de Oliveira foi o jurado de Repente. Ele é vice-presidente da Associação dos Cantadores do Brasil, que participa do Grupo de Repentistas do DF, da Mala do Livro desde 1990, da AACONTE - Associação dos Agentes Comunitários de Leitura e Contadores de Histórias.


Augusto Rodrigues Niemar foi o jurado de Literatura. Ele é poeta. Fez letras e mestrado na UFG. Doutorado em literatura comparada na UFF. Pós-doutoramento na UMinho (Braga/Portugal) e USP. É professor de Literatura Brasileira na Universidade de Brasília há 13 anos e vem ensinando que a história literária ainda precisa ser contada a partir do Centro-Oeste do país.



Sobre a BDB Cultural


A BDB Cultural é uma iniciativa da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.


“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.


Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.


Serviço:


BDB Cultural – Dezembro de 2022


16/12, 19h30 - Premiação dos vencedores do Festival de Poesia Cantada BDB – Carlos Drummond de Andrade


Outras informações:


Site www.bdbcultural.com.br



Instagram - @bdb.cultural

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page